"Hugo Oliveira está condenado a ter êxito, foi uma excelente e oportuna escolha"
Jorge Regadas, treinador muito carismático nas divisões secundárias, abriu as portas do Marco a Hugo Oliveira para treinar os guarda-redes. Entrada na II Liga, aos 25 anos, apressou todo o caminho do agora técnico do Famalicão, que se estreou num emocionante 3-3, na Pedreira, batendo o pé ao Braga
Corpo do artigo
Aos 25 anos, Hugo Oliveira era um jovem aspirante a entrar no futebol com competências muito específicas no treino de guarda-redes. Aparece com conhecimentos diferenciados, destaca-se numa ascensão muito rápida, que tem o seu apogeu quando Jorge Jesus o agarra para o Benfica, seguindo-se mais tarde uma carreira vistosa no futebol inglês na companhia de Marco Silva, passando por Hull, Watford, Everton e Fulham. Agora, vinte anos percorridos, domínios apreendidos, é, aos 45 anos, o novo treinador do Famalicão, cabendo num projeto ambicioso e terminando o seu ciclo com os guarda-redes. Em 2004/05 entrava no Marco, da II Liga, então treinado pelo carismático Jorge Regadas.
"Não me surpreende nada este caminho do Hugo. Foi uma ascensão perfeitamente normal, pois, também nessa altura, demonstrava uma enorme capacidade no seu trabalho mais específico. Era um inovador no treino de guarda-redes", recorda o antigo técnico de vários clubes na II Liga e 2ª B. Valida todas as competências que levam Hugo Oliveira ao Famalicão. "Ele metia uma paixão enorme no seu trabalho e no jogo, adicionava a capacidade de aprender com facilidade todas as componentes do treino, do jogo e do relacionamento com os atletas. Teve o feliz encontro com excelentes treinadores ao longo da sua carreira. Devemos considerar este salto de funções perfeitamente legítimo", atesta Jorge Regadas, valorizando já, em primeira instância, a potencial ligação ao grupo.
"Será certamente alguém com ótimo relacionamento com o plantel, capaz de adotar um discurso simples mas envolvente. Sempre foi de honestidade acima da média no futebol. Como treinador imagino-o a ser o que foi quando apareceu no treino de guarda-redes, apontando o caminho com métodos inovadores, de excelente nível", elogia, gabando todos os predicados que assentam na figura.
"Tem ambição, conhecimento, inteligência e dedicação. Está condenado a ter êxito", afiança, louvando a escolha definida por Miguel Ribeiro e a SAD do Famalicão. "Foi uma excelente e oportuna escolha, aliás de alguém que conhece com exatidão as características ideais que deve ter quem comanda uma equipa. Penso que é algo que também fará com que todos os famalicenses acreditem ser a aposta certa", garante Regadas, desejoso do máximo sucesso de Hugo Oliveira. Para já, a entrada foi promissora com um 3-3, em Braga. "Estou a torcer por ele, pois a nossa amizade é intocável."