Internacional sub-21 checo estreia-se, esta época, no jogo de quinta-feira, em Rebordosa. Jovem guarda-redes subiu na hierarquia, ultrapassou Tiago Sá e prepara-se para jogar na Taça de Portugal. Afinal, foi nessa prova que fez a estreia pela equipa principal do Braga, em 2021.
Corpo do artigo
A baliza do Braga vai ter um novo dono no jogo da próxima quinta-feira, em Rebordosa, a contar para a Taça de Portugal. Hornicek vai ocupar a vaga de Matheus, totalista na presente temporada.
Ao 15.º jogo, Artur Jorge vai mexer na baliza pela primeira vez, depois do luso-brasileiro Matheus ter disputado os 1260 minutos nos seis jogos da Liga dos Campeões e oito no campeonato.
A poucos dias de receber o Real Madrid, em jogo a contar para a terceira jornada da Champions e que está marcado para o próximo dia 24, Artur Jorge vai dar descanso a Matheus, apostando em Hornicek, que subiu ao segundo lugar na hierarquia dos guarda-redes, superando Tiago Sá, jogador que está ligado ao Braga desde 2005 e que, no último verão, renovou o contrato por mais quatro anos, o que diz bem da importância que tem para o clube. No entanto, o internacional sub-21 checo é visto como um guarda-redes de futuro, até porque Matheus tem 31 anos e tem recebido várias propostas para sair. Apostado em realizar uma grande época nas competições nacionais e na Liga dos Campeões, o presidente António Salvador recusou as várias investidas, sobretudo dos ingleses do Nottingham Forest.
Mas voltando a Hornicek, o jovem guarda-redes, de 21 anos, vai estrear-se pelo Bragana presente temporada. E logo na Taça de Portugal, uma prova que lhe diz muito. Há dois anos, mais concretamente a 17 de outubro de 2021, teve o batismo pela equipa principal do Braga, contra o Moitense, no Estádio Alfredo da Silva, no Barreiro. Numa altura em que o Braga já estava a ganhar, por 5-0, Carlos Carvalhal apostou no prodígio checo, então com apenas 19 anos. Hornicek entrou aos 85 minutos para o lugar de Tiago Sá.
Apesar de o batismo pela equipa principal ter surgido pelas mãos de Carlos Carvalhal, é com Artur Jorge que o internacional sub-21 checo mais tem coincidido. Os dois começaram a trabalhar juntos nos juniores A, tendo a estreia acontecido a 14 de setembro de 2019, na goleada (4-1) contra o Famalicão. Nessa época disputou 21 jogos.
Com o passar do tempo, Hornicek foi subindo de escalão praticamente ao mesmo ritmo de Artur Jorge. Depois de trabalharem nos juniores A, coincidiram nos sub-21, na equipa B e, agora, na equipa principal.
Maratona até chegar a Rebordosa
Hornicek tem uma verdadeira maratona pela frente nos próximos dias. Depois de ontem ter sido titular contra o País de Gales, em jogo de apuramento para o Campeonato da Europa de sub-21, o guarda-redes do Braga volta a jogar pela seleção na próxima terça-feira, novamente na República Checa, frente à Dinamarca. Terminada a dupla jornada europeia, o jovem guarda-redes viajará de imediato para Portugal, até porque o jogo em Rebordosa, que assinala a entrada do Braga na Taça, está marcada para dia 19 (quinta-feira).