Empresa de Álvaro Sobrinho tem agora 9,901%
Corpo do artigo
A Holdimo, empresa angolana, comunicou esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que a sua posição na Sporting SAD foi diluída para 9,901%. Este reconhecimento deriva da concretização do aumento de capital realizado em fevereiro por Frederico Varandas.
Esta operação de aumento de capital da Sporting SAD decorreu da conversão de 83,57 milhões de euros de valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis em ações ordinárias da Sporting SAD (VMOC). Concluída a reestruturação financeira, o Sporting passou a deter 87,994% do capital da sua SAD. Como tal, a percentagem de Álvaro Sobrinho baixou.
A presença de Sobrinho remonta a 2011, quando o clube fechou uma parceria financeira e desportiva com a Holdimo. Em 2014, o empresário angolano atingiu a maior participação no capital na empresa, ao controlar cerca de 30% da Sporting SAD após ter convertido um empréstimo 20 milhões de euros em capital, no seguimento do processo de reestruturação financeira promovido pelo antigo presidente do clube, Bruno de Carvalho.
Após as conversões dos primeiros VMOC, em 2022, comunicada em véspera de eleições para a Direção, Sobrinho perdera os quase 30% para 13,283%. Por isso mesmo não se tem feito representar nas Assembleias Gerais acionistas, por não ter peso significativo para qualquer deliberação.