Holdimo, maior acionista privado da Sporting SAD, entrou com uma ação especial no sentido de desencadear a destituição do Conselho de Administração (CA) da empresa que gere o futebol dos leões.
Corpo do artigo
A Holdimo, maior acionista privado da Sporting SAD, entrou com uma ação especial no sentido de desencadear a destituição do Conselho de Administração (CA) da empresa que gere o futebol dos leões, tendo indicado uma comissão de gestão transitória, conforme era obrigatório, composta por três nomes.
A Holdimo invocou a violação dos deveres da administração, gestão danosa, assim como o desvio de dinheiros da SAD para o clube de Alvalade. A ação surge no seguimento dos incidentes após Madrid, que a Holdimo considera terem resultado na desvalorização dos ativos.
Por ter mais de 5% do capital social da SAD, a Holdimo interpôs a ação agora em curso, depois de pedir explicações por escrito. Os esclarecimentos foram dados, quanto à reestruturação financeira e ao empréstimo obrigacionista, entre outros temas, mas acabaram por ser considerados insuficientes. A Holdimo interpôs, pois, uma ação especial, que pode em simultâneo suscitar um inquérito judicial de que resulte a destituição imediata dos administradores. Resta apurar se a eficácia, impacto e velocidade processual resulta na destituição antes da AG extraordinária do clube de 23 de junho.