Declarações do treinador do Vitória de Guimarães após a vitória frente ao Steaua (1-0) que valeu a passagem à fase de grupos da Liga Europa.
Corpo do artigo
Sobre a qualificação: "É de louvar o comportamento dos atletas, muito bom. Temos que valorizar esta vitória mas também todo o desempenho dos jogadores. Podíamos ter feito mais três ou quatro golos. Tivemos situações flagrantes para fazê-lo. Lembrar que este é um momento de muita felicidade, mas não esquecer que tivemos dois resultados em casa que não nos satisfez, mas a equipa também trabalhou e criou oportunidades suficientes para poder vencer esses jogos. Não podemos ter todos os dias felizes, mas a verdade é que trabalhámos e lutámos para os ter. Hoje conseguimos ganhar, infelizmente, de uma bola parada. Infelizmente porque ao que se jogou, ao controlo de jogo que tivemos, às oportunidades que criámos, era mais que merecido em jogo jogado a equipa ter feito mais um ou dois golos no mínimo, não peço mais"
A bola a 10 segundos do fim: "A tensão é um momento do jogo. Percebemos aquilo que o jogo deu e sabíamos que ao sofrer um golo naquela altura do jogo, muito rapidamente se esqueceria aquilo que o Vitória de Guimarães tinha feito durante os outros minutos. Lembro-me bem do que o Vitória de Guimarães fez nos 90 minutos. Foi uma equipa muito consistente, teve à volta de 30 remates, não à baliza, mas a provocar finalização e esse comportamento foi fabuloso. Obviamente que sofrer um golo seria uma machadada muito grande e não era merecido para estes jogadores, mas vamos ter um pouco de sorte no futuro. Estamos já a pensar à frente. Temos aí jogos com grau de dificuldade muito elevado, temos de recuperar os jogadores, precisamos de dar oportunidade também aqueles que têm trabalhado e correspondido. É essa a nossa luta. Este jogo já passou, é um momento muito feliz dos vitorianos e ainda bem que assim é"
A pressão da qualificação: "Há muita coisa que acontece no futebol, e cá dentro, nas estruturas, em termos de objetivos, que por fora não se tem conhecimento, que obviamente trabalhamos de forma fechada. Nós tínhamos um primeiro objetivo da época que era entrar na fase de grupos da Taça da Liga, foi conquistado; tínhamos o grande objetivo que era entrar na fase de grupos [da Liga Europa], foi conquistado neste jogo, deu muito trabalho, numa equipa que iniciou a época de trabalho com 10 jogadores a chegar da equipa B, há muito mérito e estou muito orgulhos destes atletas, porque sei o que vivo no dia-a-dia. Temos que alavancar estes atletas. De forma muito merecida o grande objetivo da época foi conseguido, agora temos de desfrutar deste momento. Agora temos o hiper objetivo da época que é o nosso campeonato. Temos de recuperar de uma forma célere para conquistar pontos para aquele que é o nosso objetivo: andar mais acima por cima da tabela".