Histórico contra o FC Porto não assusta Freire: "Queremos fazer uma nova história"
A formação vila-condense só por uma vez conseguiu bater os dragões: no Estádio dos Arcos, com uma vitória por 1-0, em 2004.
Corpo do artigo
O treinador do Rio Ave, Luís Freire, prometeu este sábado uma equipa empenhada em "fazer uma nova história" nos duelos com FC Porto, no encontro entre as duas equipas, domingo, da quarta jornada da I Liga Bwin.
A formação vila-condense só por uma vez conseguiu bater os dragões: no Estádio dos Arcos, com uma vitória por 1-0, em 2004, mas o técnico quer voltar a repetir o feito, mesmo consciente de que "o adversário vai limitar" essa vontade.
"É verdade que o Rio Ave, normalmente, não se dá muito bem com o FC Porto. Mas isso é passado, e estamos cá para fazer uma nova história. Queremos mostrar que somos uma equipa competitiva, com muita vontade de crescer e de fazer coisas boas, mostrando um bom futebol", disse Luís Freire.
15119596
Para isso, o treinador do conjunto da foz do Ave quer "uma equipa unida" para tentar contrariar "um FC Porto com muita qualidade, com um excelente treinador e grandes jogadores".
"Temos de ser competitivos e, mais do que temer o adversário, temos de saber contrariar os seus muitos pontos fortes, pois marcaram golos de todas as maneiras e são muito pressionantes a constringir a circulação de bola dos oponentes", analisou Luís Freire.
Questionado se as dificuldades criadas pelo Vizela aos dragões, na partida da segunda jornada do campeonato, poderão ser um exemplo a seguir pelo Rio Ave, o treinador lembrou as diferenças entre as duas equipas.
"O Vizela tem uma forma de jogar diferente da do Rio Ave, e nesse jogo foi uma equipa com muita coesão defensiva, mas quase sempre a jogar em transições, não se expondo à construção de jogo. Cada partida tem a sua história, e, por exemplo, um golo no início pode mudar tudo", analisou o técnico.
15119758
Luís Freire preferiu olhar para a evolução do seu grupo, que na última jornada, frente ao Estoril, conquistou o primeiro ponto do campeonato, com um empate por 2-2.
"Além desse ponto conquistado, mostrámos uma melhoria na capacidade jogar no meio-campo adversário, de criar oportunidades de golo, de ter mais agressividade e posse de bola, e sermos reativos à perda. É nessa senda que temos de continuar", vincou Luís Freire.
O treinador do Rio Ave abordou, ainda, a contratação do defesa central Josué Sá, falando num jogador que "vem dar experiência e mais soluções defensivas ao plantel", e partilhou a vontade de completar o grupo com a contratação de dois médios, um de características defensivas e um outro mais ofensivo.
Para este desafio com os dragões, os vila-condenses têm o plantel praticamente na máxima força, sendo a única baixa confirmada a de João Ferreira, que está castigado.
O Rio Ave recebe no domingo o FC Porto, numa partida agendada para as 20h30 e que terá arbitragem de Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa.