Benfica só conseguiu superar cinco das 11 eliminatórias em que começou a perder fora por 1-0.
Corpo do artigo
Se o resultado do jogo desta terça-feira em Munique (derrota por 1-0) dá ao Benfica alguma margem para sonhar com a passagem às meias finais da Liga dos Campeões, a história recente do clube encarnado e do Bayern nas provas europeias aponta noutro sentido.
Nas onze eliminatórias em que as águias perderam o primeiro jogo pela margem mínima fora de casa, apenas por cinco vezes garantiram a passagem à fase seguinte, ou seja, menos de metade das vezes. O panorama piora se olharmos para as cinco últimas eliminatórias incluídas neste lote: apenas por uma vez o Benfica passou (frente ao Fenerbahçe, na Liga Europa, em 2012/13).
Quanto ao adversário, o Bayern, vitória por 1-0 em casa tem sido sinónimo de sucesso para os bávaros. Desde 1983 (frente ao Tottenham) que não são eliminados sob essa condição e defenderam a vantagem com sucesso num total de três ocasiões, número que se traduz numa percentagem positiva de 60 por cento.
A estatística não favorece as águias, mas os comandados de Rui Vitória já asseguraram que pretendem passar a eliminatória e atingir as meias finais da "Champions".