O extremo alegou motivos pessoais e pediu dispensa, preferindo concentrar-se nos próximos jogos do Portimonense
Corpo do artigo
Hélio Varela pediu dispensa da seleção de Cabo Verde e já não desfalca o Portimonense durante os próximos tempos, como, naturalmente, chegou a ser anunciado.
O extremo ainda participou nos primeiros dias do estágio dos Tubarões Azuis, na península de Troia, mas, depois de algumas conversas com os responsáveis cabo-verdianos, conseguiu os seus propósitos. Trata-se de uma decisão de caráter pessoal de Hélio Varela, que preferiu concentrar-se totalmente na equipa algarvia, sobretudo numa fase importante da época. O Portimonense não ganha há quatro jornadas e desceu alguns lugares na classificação da I Liga, pelo que a conjugação de esforços é essencial para superar este período.
Hélio Varela participou em todos os jogos do campeonato, é titular desde a terceira jornada e marcou quatro golos, sendo, a par de Carlinhos, o melhor marcador da equipa na I Liga. Caso atuasse na CAN, falharia, pelo menos, três partidas, mas, assim, está ao dispor de Paulo Sérgio para a deslocação a Vila do Conde, para defrontar o Rio Ave no domingo.