Hélder Cristóvão: "O FC Porto ganhou um jogo com apanha-bolas, o Alverca também. Tem que se mudar as regras"
Declarações de Hélder Cristóvão, treinador do Penafiel, depois do empate a dois golos em casa do Alverca, partida da oitava jornada da II Liga
Corpo do artigo
O Penafiel, atual líder da II Liga, empatou a 2-2 na visita ao Alverca, num jogo marcado por um final dramático. A equipa da casa conseguiu evitar a derrota já aos 90'+14', graças a um penálti convertido por Anthony Carter. Após a partida, o técnico do Penafiel, Hélder Cristóvão, mostrou descontentamento com o que considera serem critérios de arbitragem e gestão de jogo que favorecem as equipas da casa, sugerindo mudanças no regulamento, especialmente no que diz respeito ao papel dos apanha-bolas.
Na flash interview dada à Sport TV, Hélder Cristóvão abordou o prolongamento do tempo de compensação e a atuação dos apanha-bolas, sugerindo uma revisão das regras. "Temos de pensar no futebol português, em como damos nove minutos de tempo extra, depois mais um minuto. A situação dos apanha-bolas tem de ser revista. O FC Porto ganhou um jogo com apanha-bolas, o Alverca também foi beneficiado por apanha-bolas. Tem que se mudar as regras, pensar o futebol de outra forma", afirmou o treinador, destacando a necessidade de garantir igualdade de critérios entre as equipas que jogam fora e as que jogam em casa.
"Sentimos hoje que começamos a incomodar. A desigualdade nos critérios... É um pouco isto. Vamos continuar no nosso caminho, mas sinto que estamos a começar a incomodar", disse, prolongando-se nas críticas ao futebol português. "Uma palavra aos adeptos que fizeram 300 quilómetros para assistir ao jogo. Infelizmente o futebol português está nisto, um estádio vazio com adeptos atrás de uma rede, atrás de um banco em que não conseguem praticamente ver o espetáculo e com tanta bancada livre para os sentar", finalizou.
Um penálti convertido por Anthony Carter no final de um longo período de compensação permitiu ao Alverca empatar com o Penafiel (2-2), atual líder da II Liga, em partida da oitava jornada.
O ponta-de-lança australiano revelou-se a figura da partida ao ter apontado os dois golos dos ribatejanos, aos 30 e 90+14 minutos, anulando as duas situações de vantagem de que os visitantes dispuseram, face aos golos de Gabriel Barbosa, aos 24, e de Zé Leite, aos 62.