RANKING - O inesperado melhor reforço para o ataque, entre os quatro melhores classificados da época passada
Corpo do artigo
Provavelmente nem Raúl de Tomás, Zé Luís, Vietto ou Hassan serão os avançados de referência de Benfica, FC Porto, Sporting ou Braga nesta fase da temporada, mas os quatro são as principais caras novas do ataque de cada um dos candidatos ao título.
Quem vem, afinal, de uma época melhor? Contra todas as expectativas, a resposta é... Hassan, que até nem começou bem a cedência da última época ao Olympiacos, mas terminou com 12 golos nos últimos quatro meses da época.
De todos os avançados em análise, foi ele quem mais marcou, embora De Tomás e Zé Luís tenham ficado a apenas um golo. De forma relativa (se considerarmos o tempo de jogo), a diferença seria até maior. Hassan consegue um rácio de dois golos a cada três jogos completos disputados. De Tomás e Zé Luís ficam abaixo de um golo a cada dois jogos.
No ranking desta semana consideramos apenas os índices estatísticos que mais facilmente remetem para um ponta de lança. Hassan foi também o mais eficaz em 2018/19, ainda que Zé Luís também se aproxime. O portista foi o melhor de cabeça e também aquele que mais marcou na comparação com as reais ocasiões de que dispôs.
Aliás, na relação final, a diferença entre o cabo-verdiano e o egípcio é muito curta. De Tomás também não andou muito longe. Já Vietto... É um segundo avançado, é certo, mas os números foram muito pobres.