Há um nome a surpreender na pré-época do Sporting e à espreita de lugar na equipa principal
Renato Veiga vai surpreendendo Rúben Amorim tanto com bola nos pés, como no momento de reação à perda. Estampa física é aliada de um dos titulares indiscutíveis na última Youth League.
Corpo do artigo
Renato Veiga aproveitou cada minuto desta semana de pré-temporada para se mostrar a Rúben Amorim e está na luta por um lugar no plantel principal do Sporting.
Médio de 18 anos trabalha com a equipa principal e reúne atributos para ser opção na posição "6"
O atleta estava referenciado pela equipa técnica e, neste momento, vai surpreendendo pela positiva, isto enquanto os internacionais não chegam a Alcochete. O filho do ex-jogador Nélson Veiga, que passou por Estoril, V. Setúbal e Naval, demonstra capacidade na reação à perda da bola, e também evoluções no capítulo do passe, nomeadamente na construção em zona recuada e nos dribles curtos para sair da pressão. A isto, alia a estampa física que lhe era conhecida e que lhe permite ocupar um largo espaço de terreno para roubar bolas.
Ao que O JOGO pôde apurar, o médio defensivo pode fazer parte do plantel de Amorim, candidatando-se à vaga de João Palhinha, ciente de que Ugarte terá vantagem, de que Morita faz o lugar com tranquilidade, sobrando ainda Dário Essugo para as tarefas mais defensivas no meio-campo, apesar de o Sporting trabalhar com um duplo pivô no centro do terreno.
A avaliação do médio vai prosseguir nos jogos particulares, a começar pelos embates com Vilafranquense e Casa Pia, que decorrerão esta segunda-feira. Tendo em linha de conta a evolução do jogador, o mais previsível é que, como Essugo, Veiga vá alternando entre escalões e os AA, estratégia seguida o ano passado com Gonçalo Esteves, Essugo, Rodrigo Ribeiro, Marsà e Nazinho.
O médio de 18 anos parte para a oitava época no Sporting. Chegou ao clube para os sub-9 depois de despontar no Atlético Clube do Cacém. Volvidos três anos saiu para o Real Sport Clube e em Massamá destacou-se nos sub-15 e sub-17, entrando depois na Academia de Alcochete. O ano passado fez 36 jogos, 33 como titular. Nos sub-23 fez 12 encontros, na equipa B 13 e na campanha da Youth League, na qual os leões caíram nos quartos de final, jogou as oito partidas.