Com capacidade para jogar a médio ou avançado, Chiquinho tem aproveitado minutos para reclamar um lugar.
Corpo do artigo
De regresso ao Benfica, Chiquinho está a mostrar serviço. O polivalente médio-ofensivo ainda não foi titular, mas nos três desafios em que foi lançado por Bruno Lage agitou, ao ponto de se cotar como alternativa a Seferovic ou Raúl de Tomás, dupla titular até aqui no ataque. Frente ao Sporting, o ex-Moreirense estreou-se a marcar de águia ao peito e diante do Paços de Ferreira assistiu Seferovic, algo que teria repetido contra o Belenenses SAD, não fosse o lance ter sido anulado por fora de jogo.
Capaz de jogar como segundo avançado, mas também a oito e como falso ala direito, Chiquinho é um elemento que pode baralhar as contas na frente, como perspetiva Quim Machado a O JOGO. "É um jogador inteligente, sempre na procura de espaços. Dá sempre uma linha de passe ao colega e jogando numa equipa com jogadores de qualidade, como é o caso do Benfica, torna-se ainda muito mais fácil para ele", analisa Quim Machado, que treinou Chiquinho na Académica.
Para o técnico português, é uma questão de tempo até poder entrar para o lugar Seferovic ou De Tomás, embora reconheça que a atual dupla atacante tem provas dadas. "Há alturas em que as coisas não estão a funcionar e poderá ter a sua oportunidade no onze. Trata-se de um jogador que pode ser fundamental. Os dois avançados do Benfica, e até mesmo o Vinícius, são muito iguais e não criam os espaços que o Chiquinho consegue criar como segundo avançado. É quase o único jogador que o Benfica tem para fazer esse papel e nesse espaço poderá trazer algo mais à equipa", explica, acrescentando que face às provas em que o Benfica está inserido e elevado número de jogos, será natural a entrada no onze. "Pelo que tem acontecido, Chiquinho é daqueles 13/14 jogadores com que um treinador conta com maior frequência. Tem aproveitado as oportunidades, pelo que oferece garantias e soluções ao Bruno Lage", completa.
Recrutado à Académica em 2018/19, após ter sido eleito o melhor jovem jogador da II liga, Chiquinho não entrou nas contas de Rui Vitória e rumou ao Moreirense. No Minho, fez uma dezena de golos em 38 jogos, até voltar às águias que gastaram 3,75 milhões de euros no resgate do médio. "Chega este ano ao Benfica com um à vontade enorme", defende Quim Machado, lembrando que a velocidade também é um ponto forte de Chiquinho. "Sabe acelerar com bola, ao estilo do Rafa. Embora o Rafa seja muito mais rápido, Chiquinho consegue transportar jogo e depois tem facilidade para criar linhas de passe. Pode fazer a diferença nesse campo", sublinha Quim Machado, atualmente sem clube, depois da passagem pelo Arouca.
11219459