Conquistadores não estavam dez jogos sem perder para o campeonato desde 2016/17, então com Pedro Martins no banco
Corpo do artigo
Ao vencer, anteontem, no Estádio Cidade de Barcelos, com um golo de Gustavo Silva na segunda parte, o Vitória de Guimarães atingiu uma série de dez jogos consecutivos sem perder para o campeonato. Agora, se pontuar no sábado, na receção ao Benfica, a equipa de Luís Freire iguala um feito conseguido há quase oito anos, em que logrou um ciclo de 11 jogos sem sofrer qualquer derrota.
Em 2016/17, na parte final do campeonato, a formação então liderada por Pedro Martins, agora técnico no Al Gharafa, do Catar, somou 24 pontos em 30 possíveis, resultado de sete vitórias e três empates. Ao derrotar o Arouca, em casa, na 32.ª jornada, Martins chegou aos 11 jogos invicto, percurso que seria interrompido na visita ao Estádio da Luz, onde perdeu por 5-0, na penúltima ronda.
O trajeto imaculado do Vitória de Guimarães na edição 2024/25 da I Liga começou após a derrota no Estoril, a 26 de janeiro, por 1-0, para a 19.ª jornada. Após a receção triunfal ao Aves SAD, na 20.ª jornada, empatou em Famalicão, depois contra o Braga, no Estádio D. Afonso Henriques, e no Dragão, frente ao FC Porto. Nas três rondas seguintes, cantou vitória frente a Casa Pia, Boavista (no Bessa) e Estrela da Amadora e, após empatar no terreno do vizinho Moreirense, festejou mais duas vezes: na receção ao concorrente direto pelo quinto lugar, o Santa Clara, e anteontem, no campo do Gil Vicente.O 12.º triunfo esta época para o campeonato permite-lhe ficar isolado no quinto lugar a cinco jornadas da última etapa. Desde a décima ronda que os vitorianos não ocupavam o quinto posto (na altura, em igualdade pontual com o Santa Clara, que era sexto).
A possível via de acesso a uma nova presença nas pré-eliminatórias da Liga Conferência (caso Benfica e Sporting confirmem a ida à final da Taça de Portugal) foi aberta após a derrota dos açorianos na receção, ontem, ao Sporting.
Sem Borevkovic com o Benfica
Borevkovic vai falhar a receção ao Benfica, no sábado. Em risco de punição desde a 22.ª jornada (em casa, com o Braga), o defesa-central croata viu, anteontem, o quinto cartão amarelo em Barcelos, contra o Gil Vicente, pelo que terá de cumprir castigo, o que obrigará Luís Freire a retocar o eixo da defesa. O internacional venezuelano Mikel Villanueva perfila-se como o principal candidato a jogar, fazendo parceria com Filipe Relvas, o central natural de Espinho que foi titular diante da formação gilista.