Marcelinho Paulista, treinador dos sub-23 do Portimonense, considera que os jovens são o maior ativo do clube e admite que podem sair, da atual "fornada", novos valores para a equipa principal.
Corpo do artigo
A equipa de sub-23 do Portimonense foi eliminada da Taça Revelação pelo Estoril, o atual campeão da categoria, mas nada disso invalida o excelente percurso da equipa de Marcelinho Paulista, que teve uma segunda fase de arromba, vencendo dez dos 14 jogos disputados e deixando o Sporting atrás na classificação da prova. Para além disso, jogadores como Beto, Samuel, Fali Candé, Luquinha e Anderson nasceram no "viveiro" algarvio.
"Os jovens são os nossos maiores ativos e é neles que vimos apostando, já com alguns bons resultados. O mérito é do presidente [Rodiney Sampaio] e do Theo [Theodoro Fonseca], que idealizaram este projeto há dois anos e tiveram paciência para esperar. Os frutos podem não aparecer logo, porque é preciso tempo, mas acabam por ser colhidos", argumenta Marcelinho, com um passado brilhante no futebol brasileiro, quer como jogador quer, depois, como treinador e também dirigente.
Filipe Relvas, Reko, Matheus Guedes, Estrela ou Thiago Moraes são alguns dos que podem trabalhar com Paulo Sérgio na próxima temporada. Projeto formativo começou por dar outros frutos
O conceito da equipa sub-23 algarvia assenta, pois, na valorização dos jovens, porventura a melhor fonte de riqueza - e de receita - de um clube como o Portimonense. "Trabalhamos com esta juventude sempre à espera de formar jogadores e encontrar potencial neles. E uma das maneiras de o fazer é criar competitividade interna e apresentar uma equipa que vá melhorando jogo a jogo, tal como sucedeu nesta época", salienta Marcelinho, de 47 anos, há duas temporadas a trabalhar em Portimão.
Descobrir "mais Betos e Falis" é o desiderato que norteia o trabalho do técnico, que tem Jorge Pires como adjunto e o professor Rolão Preto a colaborar nas captações e nos próprios jogos. "Temos mais miúdos com potencial. Alguns são chamados, por vezes, pelo Paulo Sérgio e treinam com a equipa principal, casos do Relvas, Reko, Diogo, Estrela e Aflalo. Mas há mais bons valores", garante Marcelinho a O JOGO. Entre eles, estão Matheus Guedes, Lelo, Felipe Dini, Chico e Thiago Moraes, por exemplo, atletas mantidos em constante observação tendo em vista a sua integração, a breve trecho, no plantel principal a disputar um lugar entre os "consagrados".