"Há interesse de um dos grandes no Jota Silva e a transferência pode acontecer já em janeiro"
José Carlos, empresário do extremo, acredita que a transferência pode acontecer já no mercado de janeiro e não tem dúvidas que o jogador está preparado para dar o salto
Corpo do artigo
Jota Silva tem sido um dos destaques nestes primeiros meses da temporada, confirmando a boa impressão que já tinha deixado em 2022/23. Extremo rápido, com sentido de baliza, altruísta e com espírito lutador, é um dos jogadores mais amados pelos adeptos do Vitória, clube com o qual tem contrato até 30 de junho de 2025. Falta saber se vai cumpri-lo na íntegra, porque as grandes exibições que tem realizado, a última das quais contra o FC Porto, despertaram ainda mais o interesse de alguns clubes portugueses e estrangeiros.
José Carlos destaca o crescimento do extremo em todos os parâmetros, sobretudo a nível tático, isto sem deixar de ser “um jogador entusiasmante”, uma espécie de verdadeiro vagabundo em campo.
Isso mesmo foi garantido a O JOGO por José Carlos, empresário e amigo do extremo. “Há interesse de um dos grandes do futebol português e a transferência pode acontecer já em janeiro”, revela o agente, garantindo que o jogador “está preparado para dar o salto”. “Estou certo disso, até porque estou a trabalhar com ele há cinco anos. Vai singrar num grande, porque é um miúdo que trabalha muito e dedica-se a 200 por cento ao futebol. Tem qualidade para estar em qualquer um dos grandes do futebol português”, reforça.
“Vários clubes europeus, de Portugal e também da Ásia têm-me ligado a perguntar pelo Jota”
José Carlos revela que “tem havido grandes contactos” nos últimos tempos. “Muitos clubes têm-me ligado a perguntar pelo Jota. Vários clubes europeus, incluindo de Portugal, mas também da Ásia”, adianta, deixando claro que, pela grandeza do Vitória e por uma questão de gratidão, os interesses do clube minhoto têm de ser defendidos. “Para sair terá de ser para um clube maior e para haver uma transferência terá de ser boa para o Vitória.”
Com 40 jogos, quatro golos e quatro assistências na época passada, Jota Silva contabiliza quatro remates certeiros e três assistências em apenas 15 partidas esta temporada, o que demonstra bem como tem evoluído neste segundo ano na I Liga. “É um jogador que tem crescido muito em todos os parâmetros. Está mais maduro e confiante. Tem estado muito bem nas ações individuais, conhece melhor o jogo e taticamente evoluiu muito. Cada vez está mais completo. É um jogador entusiasmante”, analisa o empresário.
José Carlos não tem dúvida que “está a ser a época de afirmação de Jota na I Liga”. “Está muito bem, é um miúdo que trabalha muito, sempre no limite. Voltou a mostrar a sua qualidade neste último jogo, contra uma grande equipa como é o FC Porto, que está na Champions. Provou que está preparado para outros patamares. Isto apesar de já estar num grande clube, como é o caso do Vitória”, sublinha o agente, antigo guarda-redes que alinhou na I Liga pelo V. Setúbal na década de 90, após ter sido formado no FC Porto.
José Carlos fala, por experiência própria, da resposta que um futebolista pode dar em contextos diferentes, sobretudo quando atingem um patamar superior. “Há jogadores que se ‘encolhem’ contra os grandes, mas o Jota provou, mais uma vez, contra o FC Porto, que é nestes grandes jogos que se mostra”.