Após eleger o Sporting, a dias da transferência, Gyokeres não se apresentou na pré-época do Coventry
Corpo do artigo
Há dois anos, terminada a temporada 2022/23, a SAD do Sporting e o então treinador Rúben Amorim estabeleceram como alvo para o ataque Viktor Gyokeres, então jogador do Coventry, entrando na corrida pelo jogador sueco que estava na mira de outros emblemas, nomeadamente da Premier League.
Após conversas iniciais, os leões começaram por oferecer ao emblema inglês uma verba de 12 milhões de euros, prontamente recusada, pedindo o clube do Championship o dobro, até por existem mais interessados. Gyokeres, todavia, deixou claro, ainda em junho e em declarações à imprensa do seu país, que a sua vontade teria de ser levada em conta, sendo contestado, posteriormente, pelo presidente do clube. Já em julho, o goleador faltou mesmo à apresentação de pré-época dos ingleses, mas cinco dias depois, após árduas negociações, a contratação foi finalmente oficializada.
Cronologia de um verão passado
Maio
O Sporting identifica Gyokeres como o alvo para o ataque e Rúben Amorim dá o seu aval à contratação.
Junho
Sporting vê uma oferta recusada e o Coventry faz saber que pretende 24 M€ para transferir Gyokeres.
12.06.2023
Gyokeres afirma: “O Coventry quer encaixar a quantia que deseja. Espero que eles pensem no que eu quero e sinto e não apenas em quem paga mais”, acrescentando ainda: “Poderia ter saído no último mercado de inverno, mas escolhi ficar no Coventry. Espero que possamos cooperar agora”.
19.06.2023
Doug King, dono do Coventry, avisa: “O Sporting tem estado em contacto com o clube, mas quando um jogador é transferido, tem de acertar os termos com um clube e o outro tem de aceitar uma compensação financeira. Não cabe ao Viktor dizer que vai para outro lado. Não é assim que as coisas funcionam e não é o que vai acontecer”.
8.07.2023
Gyokeres não se apresenta no arranque dos trabalhos de pré-época do Coventry, contudo, as negociações entre os ingleses e o Sporting já estavam muito avançadas.
13.07.2023
Após mais de um mês de negociações, Gyokeres foi finalmente oficializado como jogador do Sporting, assinando contrato por cinco épocas com uma cláusula de rescisão de 100 milhões. Frederico Varandas acedeu na altura a pagar 20 M€+4 em bónus para contratar o sueco.