O internacional sueco tem 95 golos com a camisola do Sporting e já ultrapassou os 93 apontados por Bas Dost, de 2016 a 2019, até então o avançado com mais golos pelos leões neste século
Corpo do artigo
A cada jogo, a cada jornada, a cada golo, Viktor Gyokeres vai somando recordes atrás de recordes e mantendo o Sporting bem vivo na liderança do campeonato e com natural favoritismo na conquista do mesmo, o que a confirmar-se será o quebrar de um longo jejum, pois os leões não ganham dois campeonatos seguidos há mais de setenta anos.
Pretendido por alguns dos principais clubes do Velho Continente, com especial destaque para o Arsenal - Mikel Arteta já deu o aval para a contratação e poderá sair por uma verba a rondar os 70 milhões de euros, embora tenha uma cláusula de rescisão de 100 milhões -, o internacional sueco corre para a conquista da Bota de Ouro, mesmo tendo rivais de peso por perto, como é o caso de Mohamed Salah, histórico avançado do Liverpool, que está também a fazer uma temporada superlativa nos reds, já coroada com a conquista da Premier League.
O avançado egípcio tinha três pontos de vantagem sobre o goleador leonino e depois de marcar, domingo à tarde, frente ao Tottenham ampliou a vantagem para cinco pontos: os 28 os golos esta época na Premier League (tem ainda mais 18 assistências nesta competição) valem a Salah 56 pontos na corrida à Bota de Ouro. Mas com o póquer obtido, anteontem à noite, no Bessa, Gyokeres chegou à liderança dos goleadores europeus, com 38 golos (que valem 57 pontos) – bordados com mais sete assistências. Recorde-se que há uma diferença substancial entre o peso dos golos em Portugal (1,5 pontos/golo) e na Premier League (2 pontos/golo) e só por essa razão Viktor Gyokeres não desfez já a sua concorrência.
O avançado nórdico está também muito perto de chegar aos 100 golos no Sporting, em duas épocas, faltando-lhe apenas cinco remates certeiros.
E aquele inatingível Mário Jardel, autor de 55 golos numa temporada, o melhor do século, está também, como se percebe, ao virar da esquina. Gyokeres tem 52 e ainda quatro jogos pela frente, três do campeonato e a final da Taça de Portugal, a fechar a época.
E nem o neerlandês Bas Dost, que ostentava o título de jogador com mais golos neste século (93), nas três épocas que passou de leão peito, se fica a rir. Gyokeres, como foi referido, atingiu os 95 no Bessa...
Mais golos do que 11 equipas da Liga Betclic
Numa perspetiva diferente e olhando para os diferentes campeonatos europeus, percebe-se também o impacto de Gyokeres: tem mais golos do que 10 equipas, em 20, da La Liga; mais do que sete equipas, em 18, da Ligue 1; mais do que quatro, em 20, da Premier League; mais do que cinco, em 18, da Bundesliga; mais do que nove, em 18, da Eredivisie; mais do que oito, em 20, da Série A; mais do que onze, em 18, da I Liga Betclic.