"Gyokeres não teria problemas em jogar em qualquer uma das cinco grandes ligas"
Stromberg, que nos anos 80 brilhou no Benfica, hoje está rendido ao seu compatriota Gyokeres, que é estrela no... Sporting
Corpo do artigo
Glenn Stromberg, nome grande do futebol sueco na década de 80 do século passado e com uma passagem de duas épocas no Benfica, onde deixou saudades, falou a O JOGO do compatriota Viktor Gyokeres que, por estes dias, está nas bocas do mundo. E também este antigo médio é um admirador confesso do futebolista do Sporting.
O antigo médio admite que uma boa Liga dos Campeões pode ajudar o futebolista dos leões a convencer um dos grandes clubes europeus a pagar 100 milhões de euros por uma transferência.
“Já conhecia o Viktor de há alguns anos, não apenas de agora. Sempre estive convencido que poderia tornar-se um grande avançado, um jogador com destaque no futebol europeu pelas suas características e qualidades que apresenta”, começou por contar-nos o agora comentador televisivo, elogiando: “Gyokeres é um jogador que está muito ativo durante todo o jogo, é muito rápido, forte fisicamente e gosta de ir direto em direção da baliza. Há jogadores que por vezes contemporizam, procuram a finta, mas gosto muito do Gyokeres porque ele vai logo atacar em busca do golo com grande verticalidade. Toma boas decisões também...”
“Para quem não joga nas grandes ligas, a Champions é a oportunidade de tirar dúvidas a quem terá de fazer um investimento tão elevado”
Na época passada, Stromberg teve oportunidade de ver ao vivo Gyokeres nos embates entre o Sporting e a Atalanta, equipa que representou oito anos e onde terminou a carreira. Não ficou indiferente aos desempenhos do avançado leonino e recordou: “No passado, cheguei a falar com alguns amigos da Atalanta a avisá-los para a qualidade de Gyokeres, disse-lhes que era um jogador de grande futuro e para estarem atentos. Agora já é tarde... Teria sido uma pechincha, mas já se tornou muito caro.”
“Gosto muito dele, ataca o golo com grande verticalidade”
O Sporting só aceita negociar o ponta-de-lança por 100 milhões de euros, um valor elevado, mas que poderá justificar-se. “Nunca se pode ter a certeza, sobretudo com valores dessa grandeza. Não digo que seja impossível, mas é uma verba só ao alcance dos grandes clubes das grandes ligas europeias. Certamente ele tem muitos interessados, mas será preciso que um desses clubes sinta a necessidade de ter um avançado que possa marcar muitos golos e acredite que o Gyokeres pode ser esse jogador. O facto de ele jogar numa liga como a portuguesa, que não está entre as cinco principais, pode colocar algumas dúvidas aos treinadores sobre se ele será capaz de replicar os números do Sporting num campeonato de nível superior, onde existem mais equipas fortes e melhores jogadores”, considerou Stromberg, admitindo que o seu compatriota terá este ano uma montra diferente.
“Acredito que esteja feliz no Sporting, até porque Lisboa é uma excelente cidade para se viver”
“Para quem não joga nas principais ligas, as provas europeias, em especial a Champions, são uma oportunidade de competir num contexto de nível mais elevado, enfrentando equipas e jogadores de patamar superior. Os olheiros e os treinadores têm tendência a valorizar mais os desempenhos individuais nessas provas. Pode ser uma forma de tirar dúvidas sobre o valor de Gyokeres e ele mostrar que não é só capaz de fazer golos em Portugal e também numa competição mais forte. Pode ajudar a decidir quem quiser fazer um investimento tão grande”, reconhece o antigo médio que vê o compatriota capaz de triunfar em qualquer campeonato. “Penso que não teria problemas em jogar em qualquer das cinco grandes ligas. O campeonato em si não é um problema. É um jogador que já mostrou ter grande qualidade e só necessita de continuar a fazer o que tem feito bem, que é marcar golos. E se vier a suceder essa transferência para uma grande liga, terá de procurar manter os registos ou perto disso.”
“Falei com alguns amigos da Atalanta a avisá-los para a qualidade de Gyokeres”
Sobre o facto de representar o Sporting, Stromberg acredita que Gyokeres está contente. “Está a ter grande rendimento desportivo e deve estar feliz por viver em Lisboa, é uma grande cidade, adorei o tempo que lá passei. Foi fantástico”.
Stromberg, recorde-se, é hoje um dos mais prestigiados comentadores de futebol na televisão sueca, mais concretamente no canal Viasat, onde faz jogos da Premier League e Liga dos Campeões, e no estatal SVT onde comenta fases finais de Europeus e Mundiais.