Rui Borges diz que o avançado está em dúvida mas não deverão ser corridos riscos até ao clássico. Goleador sueco falhou o último treino antes do Bolonha e tudo indica que também perderá o desafio seguinte, contra o Farense. Acumula um problema no joelho esquerdo com outro na coxa direita.
Corpo do artigo
Rui Borges deixou em aberto a possibilidade de ainda utilizar hoje Viktor Gyokeres, explicando que é uma situação para avaliar “dia a dia”, mas segundo O JOGO apurou, o avançado sueco, melhor marcador da equipa com 34 golos em 33 jogos, deverá mesmo ficar de fora do embate com o Bolonha. Aliás, o cenário mais provável é que só regresse aos relvados no clássico frente ao FC Porto, da 21.ª jornada, marcado para o dia 9, no Estádio do Dragão, perdendo também o embate de domingo com o Farense, em Alvalade.
Gyokeres acumula neste momento queixas no joelho esquerdo e ainda um problema na coxa direita, uma situação que tem obrigado a uma gestão cuidadosa da utilização do avançado, suplente utilizado nas partidas frente ao Rio Ave e RB Leipzig, mas titular no último encontro, frente ao Nacional.
O técnico dos leões abordou a situação de Gyokeres na conferência de Imprensa de antevisão e em declarações à Sport TV. Ao canal televisivo, assegurou: “Está em dúvida para o jogo. Há aqui alguma gestão, temos de ter algum cuidado. Não fugimos a isso, é público há várias semanas. Fazemos o nosso melhor, dentro de todo um diálogo interno, para conseguirmos tirar o melhor partido de todos, para que o coletivo seja forte.” Já na sala de Imprensa acrescentou: “Já disse a semana passada que não era no joelho. Tem a ver com a fadiga, com os minutos que tem. É dos jogadores com mais minutos a nível mundial até agora. Dita bem aquilo que são os minutos que tem, o que tem feito, o que tem dado pela equipa. Não só ele, mas há outros com fadiga. Tentamos gerir ao máximo, temos departamentos capazes. Aqui todos respeitamos todos, acreditamos muito uns nos outros, e todos são ouvidos. Queremos todos o melhor do Sporting e o melhor do Sporting será sempre o melhor para todos nós.”
A provável poupança de Gyokeres até ao clássico justifica-se pelo facto de o campeonato ser a prioridade do clube.
Só vitórias sem o goleador sueco
No Sporting, Gyokeres falhou apenas quatro partidas da equipa, todas na época passada, e os leões conseguiram triunfar em todos esses desafios. Nesses encontros, o sueco ficou sempre sentado no banco até ao final. O primeiro foi na jornada 6 (29.09.2023), uma receção ao Rio Ave que terminou 2-0 favorável aos verdes e brancos. Seguiram-se os jogos com o Olivais e Moscavide, da Taça de Portugal (21.10.2023), ganho por 3-1; o Raków, na Liga Europa (9.11.2023), que acabou 2-1; por fim, o Tondela na Taça da Liga (23.12.2023), que foi ganho por 2-1.