Gyokeres faz mira a novo recorde, com Bruno Fernandes, Bas Dost e Jardel ao alcance
Avançado sueco marca há cinco jogos consecutivos nos leões e pode igualar série de Bruno Fernandes no clube. Bas Dost e Jardel foram aos sete
Corpo do artigo
Decisivo na Polónia, ao empatar o encontro que viria a sorrir ao Sporting diante do Sturm Graz, Gyokeres quererá manter a força na Liga Europa a jogar fora e tem um aliciante importante. Está com uma sequência de cinco jogos a marcar pelo Sporting (Moreirense, Sturm Graz, Farense, todos fora, e nas receções a Arouca e Atalanta. Olhando ao século XXI, pode hoje chegar ao pódio de jogos seguidos a faturar entre os maiores goleadores no clube de Alvalade. Liedson marcou em cinco jogos consecutivos em três temporadas (2004/05, 2006/07 e 2008/09), Beto Acosta também em 2000/01 e Slimani em 2015/16. O sueco alcançou estes jogadores e poderá apanhar Bruno Fernandes, o único médio a atingir uma sequência tão importante. Em 2019/20, marcou em seis partidas consecutivas.
Avançado está entre os três jogadores com melhor arranque neste século. Soma oito golos em nove partidas e procura esta quinta-feira manter a mira afinada na Europa depois de marcar a Sturm Graz e Atalanta.
Marcando, Gyokeres ficaria a um golo da série de sete jogos seguidos a celebrar, tanto de Bas Dost (2018/19) como de Mário Jardel, figura proeminente no título de 2001/02.
Olhando à carreira, Gyokeres só uma vez alcançara cinco jogos seguidos a marcar, no caso pelos sub-23 do Brighton, em 2018, mas agora até já bateu o registo em 2023/24 - não conta, no entanto, para este registo de goleadores porque o sexto encontro a marcar ocorreu pela seleção da Suécia, quando arrancou do meio-campo para celebrar um tento frente à Bélgica, num jogo de apuramento para o Euro’2024.
Melhor jogador da Liga e o melhor avançado da competição no último mês, Gyokeres soma oito golos em nove jogos pelo Sporting e tem a meta de superar os 22 que marcou no Coventry em 2022/23. De resto, é dono do terceiro melhor arranque do século entre os goleadores em igual período de jogos, só atrás de Montero (13 golos em 2013/14) e Jardel (11 em 2001/02). Rúben Amorim aposta todas as fichas no seu goleador.