André Cruz, antigo central do Sporting, admira as qualidades do sueco e garante que o seu destino tem um nome: Premier League
Corpo do artigo
Figura de proa do Sporting campeão em 1999/00, André Cruz perspetiva para este ano um desfecho idêntico ao que viveu na naquela altura. O antigo central tem visto alguns jogos da equipa leonina e do seu principal adversário na luta pelo título, o Benfica, e não tem dúvidas em afirmar que os leões têm “qualidade suficiente” para conquistarem o bicampeonato.
“Embora o Benfica tenha uma boa equipa, acredito que o Sporting tem condições e qualidade mais do que suficiente para sair por cima dessa luta. Sinceramente, acredito que o Sporting será campeão e os seus adeptos irão fazer a festa no Marquês. Não podemos, obviamente, desvalorizar o Benfica, mas o Sporting parece-me mais consistente, mais forte. Apresenta mais argumentos para vencer a competição. Aliás, há pouco tempo, comentei com um amigo que gostaria de estar em Portugal nesta altura para ver o Sporting ao vivo. Infelizmente, não tem sido possível, mas gostaria muito”, sublinhou André Cruz a O JOGO.
Os leões não ganham dois campeonatos seguidos há mais de 70 anos e têm uma oportunidade de ouro para mudar a história. André Cruz reconhece que o “caminho está aberto” para a concretização desse objetivo, mas relembra que ainda falta “subir o último patamar”. “As coisas estão a correr bem, mas ainda não é campeão. É preciso respeitar os adversários, no caso quem está mais perto, o Benfica. No entanto, o Sporting está numa posição que todos invejam. Será importante para o clube ganhar este ano para recuperar o melhor período da sua história, voltar a ter uma certa preponderância e hegemonia no futebol português. Quando cheguei ao Sporting não ganhavam um título há muitos anos... É preciso quebrar essas barreiras”, comentou o antigo central.
É incontornável: qualquer conversa sobre o Sporting vai parar a Viktor Gyokeres. André Cruz reconhece que o internacional sueco faz toda a diferença na equipa e coloca-o já numa dimensão superior a Mário Jardel, seu colega de equipa no Sporting e autor de 55 golos na sua melhor época de leão ao peito – Gyokeres tem 52 e mais quatro jogos pela frente. “Pois, o Gyokeres vai bater o recorde do meu amigo Jardel. Pela forma como tem jogado e feito golos é quase impossível não atingir essa meta. É um avançado extraordinário e sabemos que os principais clubes estão sempre à procura destes jogadores. Sinceramente, pensei que saísse no final da época passada, não estava à espera que continuasse no Sporting, acho que ninguém esperava. No entanto, acabou por ficar e tem uma estatística superior à do ano passado. Dá que pensar... Acredito que irá sair mesmo no final desta época e tudo indica para Inglaterra”, sublinhou o antigo defesa, que esteve duas temporadas e meia no Sporting, acrescentando que o goleador leonino tem uma excelente relação com a baliza, mas na marcação de livres diretos... não o supera. “Faz muitos golos, mas não é melhor do que eu na cobrança de livres, isso não [risos]. É ainda muito jovem e é certo que irá jogar noutro grande clube da Europa. O seu estilo de jogo beneficia muitas equipas e já se sabe que não é fácil encontrar um ponta-de-lança que marque golos em todos os jogos”.