Gyokeres arrasa escala britânica: supera golos e assistências no Coventry
Goleador já superou número de ações decisivas que somou no Coventry em menos de metade dos jogos. Com um tiro certeiro e uma assistência frente ao Rio Ave, o sueco alcançou 61 participações diretas em golo em 52 partidas pelo Sporting. No anterior clube, acumulou 60 tentos e ofertas em... 116 desafios.
Corpo do artigo
À velocidade da luz. Depois de uma pré-época a meio gás, fruto do período de recuperação que a operação ao joelho esquerdo exigiu, Viktor Gyokeres entrou na nova época com a influência habitual. Na sequência das duas assistências que fez frente ao FC Porto, na Supertaça, o artilheiro do Sporting marcou um golo e deu outro a faturar (a Pedro Gonçalves) no triunfo de sexta-feira, sobre o Rio Ave. Ações decisivas que, no saldo global de leão ao peito, permitiram ao camisola 9 chegar aos 44 remates certeiros e 17 assistências, ou seja, 61 participações diretas em golo. Mais uma do que as que acumulou - 43 tentos e as mesmas 17 ofertas - em 116 jogos pelo Coventry, ao longo de duas temporadas e meia. A diferença é que, em Alvalade, Gyokeres superou esses números com menos de metade das partidas: 52.
Quer isto dizer que o ponta-de-lança mais do que duplicou a produção atacante desde que trocou o futebol inglês por Alvalade. Uma influência ímpar no plantel às ordens de Rúben Amorim, que se traduz na média de uma ação decisiva (golo ou assistência) a cada 72 minutos em campo. É certo que o caudal ofensivo do Coventry no contexto do Championship - segundo escalão de Inglaterra - não é o mesmo que o do Sporting, mas nem por isso os registos alcançados em pouco mais de um ano deixam de impressionar.