João Pedro Sousa deu a braçadeira ao médio-ofensivo, que superou os 22 anos do colega Luiz Júnior e do central Bernardo Vital (Estoril), os anteriores recordistas
Corpo do artigo
Gustavo Sá, 19 anos, é o mais jovem capitão, até ao momento, nesta edição da I Liga. O médio ofensivo envergou a braçadeira pela primeira vez na carreira, enquanto sénior, no empate (1-1) frente ao Estoril e superou o colega de equipa Luiz Júnior e o central Bernardo Vital (Estoril), ambos com 22 anos, que eram os anteriores recordistas.
Contratado aos sub-15 do Dragon Force em 2018/19, o internacional português nas seleções jovens completou o percurso formativo no Famalicão e estreou-se nos seniores, na temporada passada, com 21 jogos realizados.
Em 2023/24 soma dois golos em 12 partidas e fixou-se, entretanto, como peça-chave para João Pedro Sousa, treinador que justificou a escolha. “No Famalicão, tenho como missão ajudar a construir um plantel e uma equipa, juntamente com uma ideia de jogo que valorize e potencie os jogadores num futuro próximo, para serem transferidos. Foi isso que sempre fizemos. Este pormenor faz parte desse trabalho. O Gustavo Sá já merecia”, comentou, após o final do encontro perante os estorilistas.
A influência do criativo não se reflete só em campo. Fora dele, viu o contrato renovado em março, até 2027. Aliás, é visto como um dos ativos que pode, num futuro próximo, render mais um significativo encaixe financeiro à SAD. No entanto, a acontecer, será o primeiro jogador da formação a valer alguns milhões aos cofres da administração liderada por Miguel Ribeiro. Neste momento, está avaliado em 1,5 milhões de euros pelo portal “Transfermarkt”, sendo que em julho o site italiano “Tuttomercato” chegou a escrever sobre um alegado interesse do Atlético Madrid (Espanha) no jogador.
De resto, João Pedro Sousa lembrou a histórica campanha de 2019/20 para dar outros exemplos de jogadores que foram capitães, pela primeira vez, com a camisola do Famalicão. “Pedro Gonçalves, Toni Martínez, Uros Racic... todos eles foram capitães pela primeira vez no Famalicão. Espero que o Gustavo Sá tenha o mesmo trajeto e, felizmente, a estreia foi neste clube”, enaltece.