Lateral-direito esteve cedido ao Nacional e tem contrato com o clube de São Paulo, mas Abel Ferreira vê com agrado um novo empréstimo para crescer
Corpo do artigo
Gustavo Garcia, lateral-direito que jogou esta época no Nacional, emprestado pelo Palmeiras, é desejado em Guimarães para concorrer com Miguel Maga. Os contactos com o clube de São Paulo existem há algum tempo, podendo conhecer avanços nos próximos dias. O defesa, de 23 anos, deixou uma excelente imagem ao serviço do Nacional, evidenciando grande capacidade a defender e também projeção ofensiva, terminando a época como o quarto jogador mais utilizado do conjunto madeirense, com 2802 minutos em 33 jogos, apenas superado por Lucas França, Luís Esteves e Zé Vítor.
A experiência em Portugal, a primeira fora do Brasil, agradou sobremaneira ao jogador, que deu conta disso na mensagem de despedida do Nacional, garantindo ter “uma nova mentalidade”, depois de uma temporada “intensa, cheia de desafios e aprendizagem”. Agora tem oportunidade de regressar ao futebol português, mas pela porta do V. Guimarães, onde lutará pelo apuramento para as competições europeias, depois de ter ajudado a equipa madeirense a garantir a permanência na I Liga.
Gustavo Garcia já sabe que o Palmeiras, com quem tem contrato, vê com bons olhos a transferência para o V. Guimarães, onde poderá continuar a crescer. Abel Ferreira é um admirador das capacidades do defesa, tendo apostado nele em 21 jogos na equipa principal, inclusive em jogos exigentes da Taça Libertadores da América, mas a forte concorrência levou-o a entender que o empréstimo seria mais vantajoso. Curiosamente, pode chegar na companhia de Kaique, guarda-redes que pertence ao Verdão e que também interessa aos minhotos.
Caso o negócio avance, Gustavo Garcia irá concorrer com Miguel Maga por um lugar na direita da defesa, sem a concorrência de Bruno Gaspar, que deverá deixar o clube. O internacional angolano, 32 anos, tem clubes interessados e tudo indica que deixará o Vitória, onde está desde 2021, depois de uma primeira passagem entre 2015 e 2017.