Fran Vieites deverá ser o titular no jogo desta quinta-feira (20h00) em casa do Vitória, a contar para a segunda mão dos quartos de final da Liga Conferência
Corpo do artigo
Guarda-redes do Bétis para os recentes compromissos europeus, suplente em La Liga de Adrián San Miguel, Fran Vieites, 11 jogos esta temporada, deverá ser o titular em Guimarães, já ostentou esse estatuto na 1.ª mão no Benito Villamarín, num jogo especial por várias razões para o defensor da baliza dos andaluzes, de 25 anos.
Na procura de brilho pelos béticos, na busca de espaço e de um novo contrato num clube que viu sair o português Rui Silva no último mercado, Fran Vieites é um galego de Pontecesures, que cresceu na cantera do Celta, e que tem também laços cruzados e afinidade íntima com Portugal, com o Minho e, precisamente, Guimarães, origem da avó, tendo família mais afastada entre o berço de Portugal, Famalicão e Barcelos.
Os avós, porém, por questões de avançada idade não poderão marcar presença no Afonso Henriques, mas, certamente, não faltará apoio de familiares e amigos, que podem animar-se também a fazer os 180 quilómetros de Pontecesures, na província de Pontevedra, para Guimarães.
Fran Vieites - tratamente dado a Franciso Barbosa Vieites - será um homem potencialmente em foco na decisão de quem chegará aos quartos-de-final. E poderá haver algum Vieites feliz caso passe o Vitória, ou algum Vieites mais animado em Guimarães pelo sucesso de um membro remoto da família.