"Discutiram-se aqui tópicos muito importantes para a vida dos clubes europeus e portugueses", afirmou Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting
Corpo do artigo
O grupo de trabalho financeiro da Associação Europeia de Clubes (ECA) reuniu esta quinta-feira em Alvalade, abordando no encontro a relação com os acionistas dos clubes (stakeholders), regulamentação e a distribuição de receitas.
Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Conselho Diretivo do Sporting e administrador da SAD, esteve presente na reunião, e comentou o encontro aos meios do clube: "Por vezes, não temos noção da importância desta associação e dos seus grupos. O grupo financeiro contribui para as famosas regras do fair-play financeiro e ajuda a definir os modelos de distribuição dos prémios das competições europeias, entre outros temas financeiros relevantes. Tivemos a honra de receber o grupo no nosso estádio, na nossa cidade e no nosso país. É um grupo que junta uma parte significativa dos financeiros dos clubes europeus. Discutiram-se aqui tópicos muito importantes para a vida dos clubes europeus e portugueses. É um orgulho enorme ter aqui estas pessoas hoje. O feedback tem sido muito positivo, o que demonstra que a nossa capacidade de organização vai além-fronteiras. Estamos a conseguir ser bem-sucedidos também fora do relvado. Os clubes portugueses estão aqui representados e é isso que tento fazer neste grupo financeiro. O que pretendemos fazer é defender os interesses dos clubes portugueses e dos clubes em geral. Estas discussões são fundamentais para conseguirmos ganhos diretos e indiretos para o futebol, dando melhores condições a toda a gente."
Participaram no encontro representantes de Sporting, Shakhtar Donetsk, Atlético de Madrid, Nice, CSKA Sofia, PAOK, RB Leipzig, Inter Turku, Celtic, Paris Saint-Germain, Europa FC, Rennes, Ajax, Borussia Dortmund, Real Sociedad, PSV, Arsenal, Fenerbahçe, FC Copenhaga, Maccabi Haifa, Viktoria Plzen e Bayern Munique.