
Grujic no Sporting-FC Porto
LUSA
Médio Grujic vai atingir o centenário de jogos pelo FC Porto num momento de forma positivo e que a equipa muito agradece, devido aos inúmeros problemas provocados pelas lesões
Marko Grujic prepara-se para chegar a uma marca importante pelo FC Porto e com responsabilidades reforçadas pela onde de lesões que afeta o plantel, um pouco à semelhança de todos os que estão disponíveis para jogar. Com o indiscutível Matheus Uribe fora das opções para o Rio Ave, devido a um problema no adutor, o internacional sérvio avança no sábado para o jogo 100 pelos dragões. O registo chega sensivelmente a meio da terceira temporada de azul e branco e num momento de boa forma.
Sem o incontestável Uribe, o sérvio deverá jogar com Eustáquio, numa dupla que alinhou de início por duas vezes. Crescimento no passe e ocupação de espaços atestado pela equipa técnica.
Também Grujic teve de ultrapassar recentemente uma lesão muscular e até fazer um pequeno esforço frente ao Vizela, quando não estava nas melhores condições para completar os 90 minutos, mas ficou em campo quase até ao fim. No fundo, é um misto de necessidade da equipa e capacidade de Grujic, numa evolução atestada pelo treinador recentemente. "É um médio com capacidade física e impacto grande no jogo. Tem evoluído no passe curto e longo. Faltava-lhe alguma capacidade de aparecer noutros espaços. Na parte final do ano passado conseguiu melhorar nesse aspeto, este ano está bem melhor", comentou Conceição, em dezembro, no rescaldo da primeira e, até agora, única assistências do sérvio esta época.
Não obstante, sem Uribe, há despesas pesadas no capítulo defensivo para assumir e, por outro lado, Grujic deverá fazer dupla no meio-campo com um elemento ao qual não têm faltado golos: Eustáquio, que regressou à competição em Alvalade, é o parceiro mais provável, com Bernardo Folha também à espreita. Uma vez que Uribe, esta época, foi quase sempre titular, Grujic e Eustáquio só alinharam de início juntos justamente nos dois jogos em que o colombiano descansou, na receção Atlético de Madrid e na visita ao Mafra. Ambos terminaram com triunfos e o canadiano até marcou nos dois, além de ter feito uma assistência na partida da Taça de Portugal. Tudo somado e também à boleia de substituições, os dois coincidiram em campo por 252 minutos, numa parceria que agora terá um pouco mais de rodagem.
Grujic e Eustáquio foram titulares em simultâneo com Atlético e Mafra. Stephen marcou em ambos
Quando Grujic completar o centésimo jogo pelo FC Porto, ficará muito perto de outro registo importante na carreira: 250 partidas entre clubes e seleções, marca que atingirá imediatamente a seguir, presumivelmente em Milão. Na Sérvia, jogou pelo Kolubara e Estrela Vermelha antes de rumar ao Liverpool, que o teve emprestado a Cardiff e Hertha de Berlim. Foi pelos dragões que alinhou mais vezes, sem perder o lugar na seleção, que defendeu em 19 ocasiões.
