Titular indiscutível esta época, o defesa tem, diz Sergi Barjuan, um caráter "lutador e ganhador", fator decisivo para que não "desapareça", como sucedeu com outros atletas desaproveitados pelo Barcelona
Corpo do artigo
Contratado em janeiro ao Barcelona, Grimaldo demorou para agarrar uma oportunidade nas opções de Rui Vitória - fez apenas cinco jogos em 2015/16, acabando, ainda assim, a época como titular -, mas esta temporada tem sido indiscutível no onze encarnado e ainda no último jogo, com o Arouca, assistiu para o golo da vitória, apontado por Lisandro. Sergi Barjuan, antigo lateral-esquerdo do Barça e figura histórica dos culés, onde foi formado, vê a ascensão de Grimaldo à titularidade na Luz como "um passo natural" e acredita que o defesa de 20 anos será capaz de se afirmar ao mais alto nível, sublinhando que Grimaldo está a responder da melhor forma à saída da Catalunha. "Há dois perfis de jogadores quando saem do Barcelona: uns que se desanimam, entram em depressão e desaparecem, e outros que têm ainda maior motivação para se superarem e mostrarem que o Barcelona se equivocou", refere a O JOGO, considerando que "Grimaldo faz parte do segundo lote". "Está a ser titular no Benfica e está a lutar para mostrar que se enganaram", afirma.
"Sem oportunidades no clube e tendo sido vendido, Grimaldo quer agora demonstrar, em primeiro lugar a ele e depois aos demais, que o Barcelona não esteve bem ao deixá-lo sair", realça, reconhecendo, ainda assim, ser "difícil falar em desperdício". "O Barcelona tem muitos jogadores de grande qualidade e não pode ter um plantel de 40 elementos. Por alguma razão entenderam deixar sair Grimaldo, agora cabe a ele provar que estavam errados", considera, destacando que o camisola 3 "passou naturalmente por alguns meses de adaptação". "Agora, já ambientado, começa a afirmar-se", analisa, apontando a determinação do jovem como fundamental neste processo de afirmação. "Conheço-o bem, porque o treinei nas camadas jovens do Barcelona, e sei que tem um carácter como o meu, é um lutador e um ganhador. Vai dar o máximo para ser o jogador que ambiciona ser e singrar no futebol", atira. "Houve muitos jogadores que se formaram e brilharam longe do Barça e o Grimaldo tem capacidade para seguir este caminho", afiança.
Tapado por Eliseu na última época, Grimaldo aproveitou o facto de o companheiro ter integrado mais tarde o plantel devido ao Euro"2016, algo que Sergi destaca. "Começar cedo e bem é importante, ajuda muito. Ele partiu à frente, mas sabe que tendo um jogador de grande qualidade à espera de entrar na equipa, está obrigado a dar o máximo. Qualquer erro pode levar a que seja ele a sair da equipa. Isso é muito bom para Grimaldo", defende.