Grimaldo no fim da linha: sem expectativa de renovar, SAD vê venda como obrigatória
Contrato do lateral expira em 2023 e a pressão de clubes estrangeiros, sobretudo do Barcelona, está a aumentar. Necessidade de cortar nos custos do plantel explica dificuldade em renovar.
Corpo do artigo
A ligação de Grimaldo ao Benfica caminha para o fim e a separação deverá precipitar-se já no final da temporada.
O jogador tem apenas mais um ano de contrato e, perante a incerteza e até resignação de que a renovação possa passar ao papel, os dirigentes encarnados, apurou O JOGO, têm inscrito no seu planeamento a transferência do lateral-esquerdo, como forma de evitar uma futura saída a custo zero, como acontecerá com o guarda-redes Svilar.
Há muito que os responsáveis encarnados procuram acertar a renovação com o defesa de 26 anos, mas a necessidade reconhecida no último relatório e contas de cortar nos custos com o pessoal, e sendo Grimaldo um dos jogadores que estão já no topo da pirâmide salarial, explicam a dificuldade em atingir um acordo. A renovação em 2019, quando estava também a terminar a ligação, potenciou esta inflação do salário do espanhol.
Em paralelo, até pela regularidade exibicional, a nível interno mas também na Liga dos Campeões, tem atraído o interesse de emblemas mais poderosos, sobretudo do Barcelona, clube que tem ainda o bónus de ter sido o formador do canhoto, e de onde se transferiu de La Masia para a Luz a meio de 2015/16.
Nesse sentido, tem sido exercida grande pressão sobre o jogador, com um Barça distante da capacidade de investimento de outros tempos, por exemplo, a tentar contratá-lo por valores modestos, mantendo a possibilidade de suportar um salário elevado.
O próprio jogador, que soma 240 jogos desde o momento em que o Benfica investiu 1,5 milhões de euros na sua contratação, está recetivo a aceder a um negócio no final da temporada, até pela atual valorização que tem no mercado. Desta forma, e juntando a perspetiva do clube e do jogador, a tendência aponta para a separação no final da temporada, ainda que dependente da chegada à Luz, como é esperado, de propostas que se enquadrem nas pretensões das águias e do camisola 3.
Rui Costa no mercado em busca de um novo lateral-esquerdo
Grimaldo é, nesta fase, o único lateral-esquerdo de raiz do plantel e a saída no final da época obrigará o presidente Rui Costa a ir ao mercado para colmatar a posição, prospeção essa que já está a decorrer, mas cujo desfecho - e apresentação de propostas - ficará ainda dependente da possível contratação de um novo treinador, que também terá de dar o aval à eventual promoção de um jovem da formação. Nesta fase, Sandro Cruz é visto a nível interno como um potencial reforço da equipa principal, ele que terminará a época já com 21 anos completados. Rafael Rodrigues, de 20, é outro do jovens bem cotados.
Tem maior influência no ataque
O golo marcado em Portimão, que permitiu ao Benfica chegar na altura ao empate, valeu o melhor desempenho de Grimaldo no que diz respeito à participação em golos. Agora com 39 partidas, o defesa soma seis tentos marcados e outras tantas assistências, superando assim o registo que apresentava em período idêntico em 2018/19, época que fechou com o seu melhor registo goleador: sete golos marcados. Então tinha festejado por seis ocasiões, mas somava cinco passes decisivos.
Dos seis tentos faturados até ao momento, o lateral-esquerdo fez cinco na Liga Bwin. Este é já um recorde para Grimaldo, que nunca tinha marcado tanto na prova, sendo que o camisola 3 apresenta-se nesta fase como o defesa mais goleador no campeonato, superando os quatro de Matheus Costa (Marítimo) e Hamache (Boavista).
Máximo de tiros com Portimonense
Com seis golos marcados até ao momento, Grimaldo fez no total da temporada 38 remates. Ou seja, festeja em média a cada 6,3. E o Portimonense, a quem marcou no passado fim de semana, é a principal vítima dos disparos do lateral-esquerdo benfiquista. Isto porque nos dois jogos disputados entre Benfica e Portimonense, para o campeonato, Grimaldo soma um total de nove remates. Depois dos seis que tentou na primeira volta, sem sucesso, face ao desaire por 1-0 na Luz, o defesa conseguiu, com três tiros, desfeitear Samuel Portugal (na foto), o guardião dos algarvios.