"Grimaldo está a mostrar que merece a seleção": saiba o que tem feito a concorrência
Técnico lançou o defesa no Barcelona B e diz a O JOGO que La Roja é "o passo natural" face ao rendimento na Luz.
Corpo do artigo
Com o campeonato português a preparar-se para voltar à ação, tal como a maioria das ligas pela Europa fora - França e Países Baixos são para já exceções, mas a Bélgica também deve seguir o mesmo caminho -, Grimaldo vai voltar assim a "aquecer o motor", ele que é o jogador de campo com mais partidas consecutivas como titular (81) entre as principais ligas do velho continente.
Sem falhar um desafio na competição desde 26 de novembro de 2017, o camisola 3 tem mostrado um andamento que, para quem o conhece, já justifica uma oportunidade com a camisola da La Roja.
"Está a mostrar que merece a seleção e a dar provas para que num futuro próximo o selecionador possa pensar nele", frisa a O JOGO Eusebio Sacristán, técnico que o lançou no Barcelona B ainda antes de fazer 16 anos.
"A seleção é agora o próximo passo, um passo natural. Com 24 anos, está com uma idade muito boa para ver chegar essa oportunidade. Se continuar a jogar assim e a evoluir irá ter muitas possibilidades de ser internacional e de vestir a camisola de Espanha", reforça o técnico sobre o lateral, que, em comparação com a concorrência, apresenta até números superiores na presente temporada - Jonny Otto, do Wolverhampton, tem apenas menos um jogo do que os 39 de Grimaldo, mas disputou menos 552 minutos do que o camisola 3 da Luz.
Lembrando que "uma lesão grave travou" uma mais rápida afirmação do defesa no Barça B e que "pela sua altura e físico era difícil prever a evolução" de Grimaldo, Eusebio Sacristán destaca "o crescimento ao nível da musculatura" do atleta, algo que considera "importante" para o andamento agora apresentado pelo benfiquista. Agora acredita que, seja no Benfica ou noutro clube, o lateral poder atingir patamares ainda mais elevados. "Já fez uma grande temporada no ano passado e continuava muito bem. Vai querer continuar a crescer, a progredir e a fazer coisas importantes no mundo do futebol", afirma o técnico, frisando que Grimaldo "ainda pode dar mais".
Grimaldo já abriu portas para no futuro trocar a Luz por um dos principais campeonatos e o seu antigo técnico acredita que "tem condições para trunfar em qualquer lado", apesar de sublinhar que este "está muito bem no Benfica, que é um grande clube, onde pode ter sucesso e ganhar títulos". Eusebio Sacristán admite, contudo, que vê "Grimaldo em qualquer um dos principais campeonatos". "Está numa equipa importante, num campeonato importante, e por isso pode jogar em qualquer liga. É um jogador de muito talento, grande mentalidade e personalidade, por isso reúne condições para se afirmar em qualquer sítio e em qualquer clube", atira, salientando: "Não vejo nenhum entrave para que possa triunfar em qualquer lado, mas para já deve concentrar-se em ajudar o Benfica, em desfrutar e em continuar a crescer como está a fazer no Benfica."
"Tem muito talento, uma grande condição técnica, é muito inteligente, tem muita energia, grande personalidade e muita ambição. Pode alcançar grandes coisas e uma carreira muito brilhante", garante o antigo médio, que fez parte de uma equipa de sucesso no Barcelona. Guardando "para sempre" na memória a estreia de Grimaldo nos bês dos catalães, a 4 de setembro de 2011, num triunfo por 4-0 sobre o Cartagena, fora - "nem 16 anos tinha e mostrou grande personalidade, fez um grande jogo", recorda -, Eusebio frisa que nesse momento o defesa "mostrou ter matéria-prima para se tornar num grande jogador".