Gigante tecnológica norte-americana reage a notícias sobre um eventual acordo com o Benfica
Corpo do artigo
"A Google respeita a lei e está a agir em conformidade com um processo legal válido nos EUA", assim começa a declaração da gigante norte-americana sobre as notícias que envolvem o Benfica e blogues. "A Google notificou os utilizadores envolvidos que tiveram a oportunidade de contestar o processo legal num tribunal norte-americano", concluiu fonte da empresa sediada nos Estados Unidos.
A reação surge na sequência de diversas informações surgidas nos últimos dias. Recorde que esta quarta-feira, o jornal Correio da Manhã escreve que o Benfica terá chegado a um acordo com a Google para receber os dados dos autores dos blogues que divulgaram os emails do clube. Em troca, o Benfica desiste da ação contra a gigante tecnológica.
"Os encarnados vão agora avançar com ações cíveis e criminais contra os alvos, depois de obterem a informação cedida pela Google. O acordo, feito no estado da Califórnia, implica ainda que a Google garanta que em caso de serem publicados novos dados confidenciais os conteúdos sejam de imediato apagados", escreve a publicação.
Em causa, recorde-se, estão os blogues "O Artista do Dia", "Mister do Café" e o "Estado da Nação". O Correio da Manhã realça ainda que o "Mercado do Benfica" é um caso diferente: a ação ainda corre e foi intentada contra a Wordpress.
Esta informação, recorde-se, surge no dia seguinte à notícia adiantada pelo Jornal de Notícias, dando conta que a justiça norte-americana não deu provimento ao processo civil lançado pelo Benfica contra empresas como a Google e a Automattic Inc, decretando o arquivamento das queixas encarnadas e salvaguardando assim os dados pessoais dos responsáveis pelos blogues que têm vindo a tornar públicas informações da SAD encarnada.
De acordo com o Jornal de Notícias, a decisão, datada de 24 de setembro, contraria as intenções das águias, que pretendiam, além de aceder à identidade dos bloggers - como o "Mercado de Benfica", que até prometeu disponibilizar novo arquivo já para esta quinta-feira, o "Artista do Dia" e o "Mister do Café" -, responsabilizar a Google, que aloja páginas "blogspot", assim como a Automattic Inc, que fornece o alojamento às páginas "Wordpress", ou a Cloudfare, exigindo que estas empresas impedissem e removessem a publicação de informações e documentos privados da SAD. Apesar de arquivar as queixas do Benfica, o tribunal da Califórnia abre a porta a novo processo por parte das águias caso surjam entretanto novos elementos no caso.
Confrontada com a decisão, fonte da SAD encarnada - que além das queixas apresentadas nos Estados Unidos, agora arquivadas, também deu entrada com um processo semelhante na Europa - explicou o arquivamento dos processos devido a acordos extrajudiciais.