Extremo de 17 anos foi chamado para colmatar a vaga aberta pelo castigo de Galeno
Corpo do artigo
Primeiro chegou o anúncio de Sérgio Conceição de que alguns jogadores da equipa B iriam ser convocados para Chaves, depois a confirmação: Martim Fernandes e Gonçalo Sousa seguiram ontem com o plantel principal para Trás-os-Montes e o primeiro até será titular contra os flavienses. A grande novidade, porém, reside na chamada do segundo para colmatar a vaga aberta pelo castigo de Galeno. É a segunda vez no espaço de duas semanas que o extremo de 17 anos recebe este voto de confiança, depois de na ressaca da eliminação dos sub-19 nas meias-finais da Youth League, com o Milan, também ter integrado o lote de convocados para o embate com o Casa Pia. Na altura acabou por ficar de fora da ficha de jogo, cenário que não está descartado também hoje, embora tenha a esperança de, pelo menos, poder ser uma opção a partir do banco de suplentes.
Sem espaço no autocarro do FC Porto ficou desta vez Gonçalo Ribeiro, preterido em detrimento de Samuel Portugal. O guarda-redes brasileiro, que vinha realizando treino integrado condicionado, deu sinais de estar a 100% e regressou aos eleitos de Sérgio Conceição, que se debate com uma incógnita no setor ofensivo: qual a melhor opção para substituir Galeno. Taremi e Gonçalo Borges são os principais candidatos ao lugar, sendo que a escolha terá implicações no posicionamento de Pepê. Se a aposta recair no internacional iraniano, o brasileiro deverá ser desviado para a posição (ala) em que se notabilizou ao serviço do Grémio de Porto Alegre, funcionando também como uma muleta à esquerda para João Mendes, o escolhido para render Wendell (castigado).
No derradeiro treino antes da deslocação de hoje a Chaves, nota para as ausências de João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu. Segundo o boletim clínico, os quatro fizeram apenas tratamento, sendo que os dois primeiros contam estar aptos a tempo de alinhar na final da Taça de Portugal, no dia 26.