Gonçalo Santos: "Se algum dia sonhamos com estreias perfeitas, penso que esta não podia ser melhor"
Declarações de Gonçalo Santos, treinador do Arouca, após a vitória por 1-0 na receção ao Arouca, este domingo, para a 22.ª jornada da I Liga
Corpo do artigo
Estreia como treinador principal: "Há muito tempo que, enquanto jogador, pensava e imaginava que um dia poderia ser treinador. Cheguei à elite do futebol português e se algum dia sonhamos com estreias perfeitas, penso que esta não podia ser melhor. Contra uma grande equipa, que vinha de quatro vitórias consecutivas, a última delas frente a um candidato ao título [3-2 ao FC Poto]. Uma equipa muito bem orientada, com uma boa dinâmica de jogo e com muita confiança, o que faz toda a diferença no futebol. A partir desta vitória, a nossa equipa também vai ser muito mais confiante e vai conseguir ser muito melhor."
Análise ao jogo: "A nossa estratégia passava muito por, em alguns momentos, sermos muito pressionantes. Sabíamos que o Arouca tinha muita qualidade, com dois avançados muito fortes e sempre a tirar a profundidade. Em alguns momentos da primeira parte, conseguimos fazê-los sentirem-se desconfortáveis. O calor também não ajudou. Tivemos menos bola e, quando a ganhamos, temos menos oxigénio.Depois vem a crença, o querer muito mudar esta situação e foi isso que senti esta semana. Temos um grupo muito aguerrido e trabalhador. Tive a sorte de ser o escolhido neste momento e de conseguir a vitória."
Utilização dos três centrais: "Era um objetivo dar mais segurança e preparar melhor a transição defensiva. O Arouca é muito forte na transição ofensiva. A equipa está muito bem trabalhada nos dois momentos de transição e reconheço esse trabalho tanto ao mister Filipe Martins como ao mister Pedro Moreira, a quem deixo uma palavra de gratidão."
Objetivo para esta época: "O primeiro objetivo, e é desde sempre, é a manutenção. Sabíamos que ia ser difícil. Fazemos das dificuldades forças e é isso que este grupo guerreiro, de muito trabalho e entrega, merece. Principalmente eles, merecem que o Casa Pia garanta a manutenção. Queremos a fazer a melhor classificação possível."