Gonçalo Ramos para imitar exceção Nuno Gomes: avançado em vias de ser "ave rara"
Neste século, entre pontas de lança portugueses, só o ex-internacional A entrou num primeiro onze oficial da época no Benfica.
Corpo do artigo
Terça-feira, 2/08/2022, no Estádio da Luz, o Benfica lança-se na época de 2022/23 com a receção ao Midtjylland para a primeira mão da terceira eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Roger Schmidt, que se estreia sentado no banco encarnado em jogos oficiais, após uma pré-época onde só conheceu as vitórias, tem já na cabeça o onze com que arrancará a temporada e nele, salvo algum imprevisto até à hora da partida com os dinamarqueses, conta com Gonçalo Ramos, o que representará um registo quase único neste século.
Na temporada passada Gonçalo Ramos foi utilizado em 46 partidas oficiais, 25 delas na condição de titular. Aí, apontou oito golos pelas águias nas várias competições. Jogou um total de 2448 minutos pela equipa principal.
Em mais de duas décadas e entre pontas de lança portugueses, só Nuno Gomes conseguiu ser titular num jogo de estreia das águias. Depois de ter brilhado em quatro particulares a titular o camisola 88 encarnado terá contra o Midtjylland um primeiro grande palco para se mostrar, ele que ainda pode sair neste mercado, desde que haja uma proposta elevada que encaixe nas pretensões encarnadas.
Desde 2006/07, no jogo inaugural frente ao Áustria Viena, que nenhum homem de área luso é aposta numa estreia das águias. O sub-21, que ainda pode sair, convenceu Roger Schmidt.
Retrospetivamente, Nuno Gomes marcou uma posição em relação aos pontas de lança lusos no reino da águia, ele que foi a escolha dos técnicos da altura como homem mais adiantado na primeira aparição da equipa em 2006/07, 2005/06 e 2002/03. Três exceções num século onde, após as pré-épocas concluídas, o protagonismo no ataque foi sempre sendo dado a estrangeiros.
15061964
Curiosamente, e como que numa espécie de bom augúrio para Gonçalo Ramos se se confirmar a sua titularidade frente ao Midtjylland, é de recordar que nas duas primeiras épocas atrás referidas, Nuno Gomes marcou em ambas, frente ao Áustria Viena e ao Vitória de Setúbal, respetivamente.
Quatro jogos a titular na pré-temporada
Gonçalo Ramos chega ao "jogo 1" de 2022/23 na pole position da corrida dos avançados encarnados pela única vaga disponível no 4x2x3x1 habitual de Roger Schmidt. O internacional sub-21 português foi o ponta de lança mais utilizado na pré-temporada (194 minutos de jogo), ele que esteve nos quatro jogos mais relevantes da preparação sempre a titular. Aí, marcou um golo ao Newcastle na Eusébio Cup, assim como já conseguira um bis e uma assistência ante o Fulham, equipa liderada pelo português Marco Silva.
15061547