Gonçalo Ramos já valeu 11 pontos ao Benfica e agora persegue registo de André Silva
Golos decisivos do avançado já ofereceram cinco vitórias e um empate. Os suficientes para segurar a liderança; Olhando ao plantel encarnado, João Mário, que divide o estatuto de goleador da Liga com o 88 encarnado, permitiu às águias encaixarem seis pontos. Rafa foi fulcral em quatro: fez o 1-0 no Dragão.
Corpo do artigo
Quebrando em Vila do Conde o jejum de golos fora de casa que durava desde o 3-0 ao Santa Clara, a 21 de janeiro, Gonçalo Ramos vestiu o fato de herói do Benfica. Marcou o golo que ditou a conquista dos três pontos ao invés de um simples empate.
Foi o sexto encontro na atual edição da Liga Bwin em que marcou golos decisivos, valendo ao Benfica a conquista de 11 pontos, fruto de cinco triunfos e um empate decididos. Ou seja, no domingo não só permitiu à equipa comandada por Roger Schmidt segurar os dez pontos de vantagem para o FC Porto como em 2022/23 ofereceu precisamente o número de pontos suficientes para que o Benfica esteja, cada vez mais perto do final do campeonato e antes de um clássico, à frente do rival portista na prova.
Gonçalo Ramos começou por ser fulcral logo na 2.ª jornada, com o Casa Pia, marcando, tal como em Vila do Conde, o único golo do desafio realizado então em Leiria (1-0). Decidiu logo de seguida ao fazer o terceiro golo do Benfica no 3-2 caseiro sobre o Paços de Ferreira (jornada 3), aparecendo nas restantes três partidas, todas na Luz, a bisar: fez dois golos no 3-1 ao Gil Vicente (jornada 13), outros tantos no 2-2 com o Sporting (16.ª jornada) e mais outro bis no 2-0 ao Famalicão, na ronda 23.
Olhando ao plantel, Gonçalo Ramos destaca-se claramente dos colegas. Isto porque se divide o estatuto de goleador da prova com João Mário, deu quase o dobro dos pontos do colega. O camisola 20 ofereceu até agora seis pontos, decidindo as vitórias mínimas sobre Vizela (2-1) e Portimonense (1-0) e ainda o 2-0 sobre o Vizela, também com um bis. Quanto a Rafa, decidiu duas partidas, ambas longe da Luz: valeu os triunfos por 1-0 sobre Famalicão e... FC Porto.
Goleador mais novo no top-10 europeu
Depois de ter fechado março num largo pódio dos melhores marcadores, entre jogos de clubes e seleções, no futebol europeu, com cinco golos, atrás dos seis de Rasmus Hojlund (Atalanta) e Jonathan David (Lille), e dos nove de Haaland (Manchester City) e Gift Orban (Gent), Gonçalo Ramos começou abril a faturar e colou-se assim a João Mário na liderança dos goleadores do campeonato português, com 17 golos. Nas dez principais ligas do Velho Continente não há ninguém mais novo com esse registo ou superior: Haaland, de 22 anos, lidera o ranking com 28 golos. E a par do camisola 88 encarnado surge ainda Folarin Balogun, avançado cedido pelo Arsenal ao Stade Reims, que contabiliza os mesmos 17 golos de Gonçalo Ramos.
Batido só por CR7 e André Silva
Gonçalo Ramos atingiu os 25 golos na presente temporada, tornando-se assim o primeiro avançado português a alcançar essa marca em 2022/23. Nos dez principais campeonatos europeus, quem mais se aproxima são Paulinho (Sporting) e Fábio Silva (Anderlecht/PSV), com 15. Analisando as derradeiras dez temporadas, apenas Cristiano Ronaldo e André Silva foram capazes de superar esta marca. Se o capitão da Seleção Nacional fê-lo por... oito vezes (chegou a acabar 2014/15 com 61 golos), o agora jogador do RB Leipzig fechou 2020/21, então pelo Eintracht Frankfurt, com 29 marcados. Gonçalo Ramos pode ter ainda pela frente um mínimo de 11 partidas para bater este registo.