Gonçalo Ramos como Eusébio e José Águas: jovem avançado do Benfica em lista restrita
Entrou na lista dos avançados lusos mais novos a chegar aos 25 golos. É preciso recuar até ao Pantera Negra, em 1962, para encontrar um dianteiro centro mais jovem do que o 88 a atingir esse feito. Águas fê-lo em 1951. Antes, houve Arsénio (1945) e Vítor Silva (1930).
Corpo do artigo
Referência do ataque encarnado, Gonçalo Ramos lidera o ranking de golos das águias em 2022/23 e voltou a faturar no 5-0 ao Chaves. O camisola 88 atingiu a marca dos 25 golos com a camisola encarnada aos 21 anos, quatro meses e nove dias e dessa forma entra no top cinco dos mais jovens avançados lusos a alcançarem esse feito pelo clube da Luz.
O último a consegui-lo foi... Eusébio, a 17 de junho de 1962. O Pantera Negra atingiu os 25 golos pelo Benfica com quase menos um ano do que Gonçalo Ramos, aos 20 anos, quatro meses e 21 dias.
A lista inclui ainda José Águas, que o conseguiu em 1951 (aos 20 anos, cinco meses e seis dias), Arsénio Duarte, em 1945 (20 anos, dois meses e 14 dias), e Vítor Silva, em 1930 (21 anos, um mês e dez dias).
Aposta indiscutível de Roger Schmidt para o ataque, o que levou a SAD a bloquear a sua saída apesar dos interessados, nomeadamente oriundos da Premier League, Gonçalo Ramos superou o registo que Jordão apresentava, ele que faturara os mesmos 25 tentos com 21 anos, cinco meses e três dias. O antigo avançado chegou a essa fasquia a 12 de janeiro de 1974.
Autor do 3-0 no duelo frente ao Chaves - precisamente o golo número 50 da época para as águias -, Gonçalo Ramos estreou-se a marcar com a camisola da equipa principal do Benfica a 21 de julho de 2020. E de que forma. Isto porque, lançado por Nélson Veríssimo aos 85" na visita ao terreno do Aves, faturou por duas vezes, fechando o triunfo por 4-0.
O jovem internacional sub-21 português tem vindo a aumentar o seu pecúlio de época para época, pois em 2020/21 fez quatro golos, dobrando novamente o registo na temporada seguinte: fechou 2021/22 com oito tentos.
Agora, com a confiança de Roger Schmidt desde a primeira hora vai já na sua melhor época da carreira, com 11 golos em 19 jogos.
Renovação em cima da mesa
O estatuto alcançado sob as ordens de Roger Schmidt levou a que a transferência a que os responsáveis encarnados estavam abertos inicialmente fosse colocada de lado. O cenário inverteu-se de tal forma face ao peso e ao rendimento de Gonçalo Ramos que a administração liderada por Rui Costa tenha definido agora como objetivo a renovação do atleta. O processo está em cima da mesa e poderá avançar nas próximas semanas.
No top-2 dos sub-21 na Europa
Com 11 golos em 19 partidas, Gonçalo Ramos não se destaca apenas a nível nacional. O rendimento do avançado merece relevo também em termos europeus, já que o camisola 88 ocupa o segundo lugar no ranking dos goleadores sub-21 das 15 principais ligas da Europa.
A liderança é de Marin Ljubicic, do LASK Linz, da Áustria, com 13 golos em 14 jogos, sendo seguido por Ramos, a par de Victor Boniface, do Saint Gilloise, com 11 golos mas em 20 desafios. Musiala (Bayern) e Xavi Simons (PSV) têm dez golos em 18 e 20 jogos, respetivamente.
À espreita de vaga no Mundial
Com 14 golos marcados em 18 partidas pela seleção sub-21 de Portugal, Gonçalo Ramos espera ainda pela estreia ao serviço dos AA lusos. O avançado sonha também com a inclusão na lista de convocados de Fernando Santos para o Mundial do Catar, isto depois de ter feito parte das contas - numa alteração à convocatória inicial - para os desafios com a Chéquia e Espanha, para a Liga das Nações. O selecionador nacional esteve até a ver a partida com a Juventus, tendo tirado notas sobre o atacante.