"Gonçalo Guedes é um jogador de Seleção, por amor de Deus. É, e vai continuar a ser"
Três questões a Hélder Cristóvão, primeiro treinador de Gonçalo Guedes no futebol profissional.
Corpo do artigo
1 - O que pode acrescentar Gonçalo Guedes ao ataque do Benfica?
"Poderá alinhar mais pela esquerda"
-O Gonçalo Guedes é um avançado que faz muito bem as três posições da frente. O lugar preferencial é da esquerda para dentro, como falso ala. Tem grande potência, quer física quer de remate. Creio ser essa a sua principal virtude, a potência que tem, no remate e na procura do golo. É fantástico nisso. Está sempre à procura do golo, consegue boas ligações com os colegas da frente e creio que será mais pela esquerda que pode alinhar no Benfica. Sem dúvida que pode acrescentar algo à equipa. Pela força que tem, pela acutilância, pelas dinâmicas que cria e pela energia que empresta à equipa, vai ser certamente um excelente reforço.
2 - O regresso a casa pode ajudá-lo a recuperar o fulgor que demonstrou nas suas melhores épocas?
-No Valência era um Guedes que jogava muito sozinho, numa equipa escassa de qualidade, que jogava em contra-ataque. Ele foi habituado a jogar no último terço, em ataque posicional, e no Valência os movimentos eram sempre muito longos, com distâncias muito grandes. Ele consegue produzir melhor em espaços mais curtos e, nesse sentido, creio que o jogo do Benfica vai beneficiá-lo. Para o PSG, por outro lado, talvez não estivesse preparado ainda para se afirmar. Pode ter sido um passo dado demasiado cedo. No Valência foi, claramente, durante dois anos, o melhor jogador da equipa. Agora, para o Benfica, vem para casa, para perto de pessoas que gostam dele. Vai ser acarinhado, vai estar em Portugal e certamente que vai ser o Guedes a que nós estávamos habituados.
"O Gonçalo é um jogador de Seleção, por amor de Deus. É, e vai continuar a ser"
3 - Acredita que pode voltar a impor-se na Seleção?
-Certamente. O Gonçalo é um jogador de Seleção, por amor de Deus. É, e vai continuar a ser. Ainda não está definido que o 3x4x3 seja o sistema a aplicar por Roberto Martínez, mas se o for, como aconteceu na Bélgica, ele pode jogar sem problemas nas três posições da frente. Já jogou como nove, como falso nove, ala direito, ala esquerdo e, portanto, está completamente identificado com todas as posições do ataque.
15689090
15688925