Os inquiridos por O JOGO não duvidam que a melhor cara "nova" no Benfica 2015/16 é mesmo Gonçalo Guedes, proveniente da formação do clube
Corpo do artigo
Os participantes no inquérito não têm a menor dúvida: Gonçalo Guedes é a cara nova no onze encarnado que mais se tem destacado nesta fase da época. Este foi o resultado do estudo de opinião realizado pela Eurosondagem nos dias 12 e 13 de novembro. Mais de 40 por cento (41,7%, mais concretamente) dos inquiridos consideram que o dianteiro é o melhor reforço no atual onze-base do emblema da Luz, colhendo uma larga margem nas preferências relativamente ao segundo nome mais votado: Mitroglou, com perto de 22 por cento dos votos (ver grafismo).
Na prática, esta votação é desde logo reveladora de que, afinal, o grande reforço até ao momento já estava... em casa, pois Guedes é um produto da formação das águias, que na última época já se havia destacado na equipa B das águias. Agora, com quatro golos - o último dos quais festejado na receção ao Boavista - e várias assistências, o camisola 20 do emblema da Luz já convenceu os adeptos, e não só. O selecionador nacional, Fernando Santos, não só o chamou para o atual duplo compromisso amigável como até já lançou o jovem de caras no onze inicial, no último embate com a Rússia.
Pouco utilizado na pré-temporada, Gonçalo Guedes foi crescendo paulatinamente nas opções de Rui Vitória e pegou de estaca a partir de ter realizado o seu primeiro encontro como titular, na receção ao Belenenses (quarta jornada do campeonato). Desde aí, o miúdo não mais largou as escolhas iniciais, assumindo-se como principal figura entre os referidos "reforços" de 2015/16 com espaço na equipa. A distância para Raúl Jiménez torna-se, aliás, bem mais significativa se tivermos em conta que metade dos direitos económicos do internacional mexicano custou aos cofres da Luz nove milhões de euros. O ponta de lança só marcou até agora um golo e nele recaem apenas cerca de 14 por cento das escolhas.
Titular nos últimos jogos, Sílvio também representa novidade em relação ao onze mais utilizado na última época, mas apenas nove por cento dos que responderam ao Termómetro de O JOGO o dão como melhor jogador das águias até ao momento.