Entre os jogadores que Conceição solicitou a Folha em dezembro e janeiro, o Sub-21 português é o único que se mantém a treinar com a equipa e foi chamado nas duas eliminatórias da Liga Europa.
Corpo do artigo
A aposta mais vincada do FC Porto nos talentos produzidos pela formação vai traduzir-se na apresentação de uma proposta de renovação a Gonçalo Borges.
Segundo O JOGO conseguiu apurar, os responsáveis da SAD portista já manifestaram interesse em se sentarem com os representantes do internacional Sub-21 português, no sentido de conversarem sobre o prolongamento do vínculo, que termina a 30 de junho do próximo ano.
As exibições realizadas na Liga SABSEG, anexadas à estreia na equipa principal (Rio Ave/Taça da Liga) e na Liga Bwin (Belenenses), despertaram alguma curiosidade de outros clubes, mas a preferência do extremo passa por continuar nos dragões. Integrar em definitivo o plantel de Sérgio Conceição, com o qual tem trabalhado regularmente desde janeiro, é o grande objetivo para 2022/23, mesmo que numa lógica de crescimento seja cedido aos "bês" quando e sempre que a oportunidade se proporcionar. Por isso, a obtenção de um acordo não se perspetiva complicada.
Atualmente concentrado na Seleção Nacional de Sub-21, que joga esta terça-feira na Grécia para a fase de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, Gonçalo Borges é visto como uma das maiores promessas do FC Porto B. O extremo, que em 2015 trocou o Benfica pelos dragões, é o sétimo jogador mais utilizado no segundo escalão e o segundo melhor marcador da equipa de António Folha, com quatro golos. A capacidade disruptiva ficou no olho de Conceição, que lhe deu 30" na receção ao Rio Ave, para a Taça da Liga, em dezembro, e mais oito no jogo com o Belenenses, para o campeonato, em janeiro. A chegada de reforços levou o treinador a devolver todos os jogadores que havia solicitado a Folha nesse período, mas optou por manter Gonçalo por perto e até o integrou na ficha de jogo nas duas eliminatórias disputadas na Liga Europa, com a Lázio e o Lyon. Um sinal de confiança do técnico no ala, que em breve terá outro da SAD.