O potencial de Roberto Fernández, reforço dado como fechado em Espanha, visto por Duda, que apostou nele na Andaluzia
Corpo do artigo
Roberto Fernández não escapa ao Braga e o acordo nesta operação que envolve os minhotos e o Málaga, bem como o avançado de 22 anos, é já dado como consumado em Espanha, ficando o clube português obrigado a desembolsar 1,8 milhões a pronto e 1,4 a prazo, em conformidade com objetivos estabelecidos.
O goleador dos andaluzes, fundamental na subida do Málaga à II divisão, ao assinar 20 golos, despertou muitas atenções em Portugal, começando por ser o Vitória e o Gil Vicente a documentarem-se e o Rio Ave a manifestar interesse direto. Diferentes, certamente, foram os argumentos do Braga, que entrou em cena quando o atleta e o Málaga colidiram no pensamento sobre o futuro, tendo Roberto Fernández deixado bem expressa a vontade de sair. O Málaga não quis prender um jogador contrariado, e com apenas mais um ano de contrato.
Daniel Sousa, que foi mestre a retirar partido dos espanhóis Cristo e Mujica em Arouca, confia no potencial de Roberto Fernández e na capacidade de unir as virtudes do espanhol com as do marroquino El Ouazzani, numa altura em que a transferência de Banza também vai ganhando os contornos finais.
Em Málaga vai sendo sentida a saída de Roberto Fernández e o português Duda, figura enorme na história dos malaguenhos, não passou ao lado da importante aquisição que o Braga se prepara para fechar. Até munido de observações mais pertinentes, não o tivesse descoberto com 16 anos, no Córdoba. “É um miúdo que despontou esta época, fez bastantes golos. Claro que a categoria onde jogou o Málaga nada tem a ver com a I e II ligas. Mas conheço bem o Roberto, trouxe-o com 16 anos. É um avançado de muito trabalho, não pára de correr e fazer pressão. Busca permanentemente o contacto, faz mossa, tentando ainda desmarcar companheiros”, ilustra Duda, 345 jogos pelo clube andaluz e 18 internacionalizações por Portugal.
O sucesso anuncia-se com Roberto Fernández na Pedreira. “Na área, ele é como um íman, a bola cai-lhe sempre nos pés. A época retrata isso, fez imensos golos, é um jogador de futuro. Não é meter pressão, mas é um daqueles avançados que não se deixa escapar. O Málaga está numa situação que necessita de vender e o Braga, confirmando-se essa mudança, tem tudo para ser um clube importante na sua progressão”, destaca Duda, finalizando. “O Braga irá oferecer-lhe um crescimento mais acelerado, até pela disputa da Liga Europa”.