Após a contratação de Bah, o camisola 2 está a fazer o arranque mais goleador da carreira e também entre laterais das águias este século, agarrando-se ao onze.
Corpo do artigo
A contratação de Bah "provocou" Gilberto, que fez questão de responder ao investimento de 8 M€ do Benfica no internacional dinamarquês com... recordes. Titular nos cinco jogos já disputados pelas águias esta temporada, o camisola 2 está a fazer o seu melhor arranque de época, fruto de dois golos em cinco jogos, e assume-se também como o lateral mais goleador do Benfica neste século em idêntico período.
Titular nos cinco jogos já disputados pelo clube da Luz, supera para já registos de anos anteriores quanto a ações, passes, cruzamentos e remates. Perde mais bolas, mas menos no meio-campo defensivo.
Entre vários laterais sonantes que envergaram a camisola das águias desde 2001, nenhum conseguira faturar por duas vezes nas cinco primeiras partidas da época - ainda que no respeitante à participação em golos Fábio Coentrão (quatro assistências) e Nuno Tavares (um tento e duas ofertas) tenham feito melhor.
Elogiado por Roger Schmidt no final do triunfo por 2-0 ante o Dínamo Kiev, Gilberto supera ainda os números que apresentou nas duas épocas anteriores pelo clube da Luz. Mais em jogo, demonstra também maior eficácia. Segundo dados do portal especializado Wyscout, o lateral-direito tem, em média, mais ações (100,3 contra as 89,7 de 2020/21, o anterior melhor registo), mais passes (67,1 para os 56,1 de 2020/21), entre os quais para o último terço e para a grande área, e mais cruzamentos (6,3 contra os 3,1 de 2020/21).
Mais rematador (0,8 tiros por 90" em comparação com os 0,6 de 2021/22), tem também, fruto do estilo de jogo de Roger Schmidt, mais toques na área (2,3 para 1,4 em 2021/22). Disputa e ganha mais duelos e ainda que tendo mais perdas de bola, tal sucede muito menos no meio-campo defensivo (só 7,7% das 13,1 perdas, contra os 31% das 10,4 em 2020/21).
Muriel, guarda-redes que já passou por Portugal, realça que Gilberto, cuja carreira ainda segue, "sempre foi muito intenso, impetuoso e competitivo".
A "acompanhar" de longe, o guarda-redes Muriel, antigo colega no Internacional e no Fluminense, elogia o lateral. "Vi que tem feito golos. Está num nível muito bom. Tem uma grande mentalidade, não teme e não se esconde de nada. Sempre foi muito intenso, impetuoso e competitivo", atira a O JOGO o agora guardião do AEK Larnaca, do Chipre, e que já passou por Portugal (no Belenenses), encontrando uma explicação para a subida de forma e a afirmação do defesa.
"Evolução? O futebol português ensina-nos muito taticamente"
"Posso falar por experiência própria. O futebol português ensina-nos muito taticamente. Vemos isso até pelos treinadores portugueses no Brasil. Aprendi muito e esse é um processo que acontece com os brasileiros que chegam a Portugal. Passam a compreender o jogo de outra forma e com maior consciência tática", destaca, acrescentando: "Mantendo o lado criativo, e que o Gilberto já tinha, pois gostava de apoiar o ataque, ganha-se um equilíbrio. Se tivermos o melhor das duas culturas evoluímos e isso pode suceder com o Gilberto."
Sobre a chegada de Bah, forte aposta do clube para 2022/23, Muriel acredita que terá servido para espicaçar Gilberto. "Essas situações puxam pelos jogadores. É importante para uma equipa que luta por títulos ter dois titulares em cada posição. E obriga a trabalhar no máximo para que qualquer jogador defenda o seu lugar", refere.