Acordo com o Brentford tem "o objetivo de promover a troca de conhecimento e impulsionar o desenvolvimento dos clubes e dos seus atletas"
Corpo do artigo
O Gil Vicente estabeleceu uma “parceria estratégica” com o Brentford, atual 11.º classificado da Premier League, “com o objetivo de promover a troca de conhecimento e impulsionar o desenvolvimento dos clubes e dos seus atletas. Esta colaboração visa fortalecer a estrutura desportiva e organizacional de ambas as instituições, através da partilha de metodologias, inovação e boas práticas”, refere a formação de Barcelos.
Por essa razão, uma extensa comitiva dos galos, composta por dirigentes, staff, equipa técnica e jogadores da equipa principal, está em Londres, desde quarta-feira. O presidente do Gil Vicente, Rui Silva, falou sobre a importância do primeiro passo deste acordo. “A parceria com um clube que compete na liga mais exigente do mundo, representa uma oportunidade única para elevar o nível da nossa estrutura. O Brentford tem sido uma referência na forma como gere o recrutamento e o desenvolvimento de jogadores, mas também na relação com os seus adeptos. Estes valores estão perfeitamente alinhados com a nossa visão para o futuro do Gil Vicente”.
Fundado há 135 anos, o Brentford é um clube sediado na zona oeste de Londres, que regressou à Premier League em 2021. Apesar de contar com um dos orçamentos mais reduzidos da competição, tem alcançado resultados notáveis num dos campeonatos mais exigentes do mundo, fruto da sua abordagem inovadora na gestão desportiva e no recrutamento de jogadores, razões que, aponta o clube de Barcelos, são um exemplo a seguir.
Já o diretor técnico do Brentford FC, Lee Dykes, sublinhou a importância da partilha de conhecimento entre clubes: "O futebol está em constante evolução, e uma das formas mais eficazes de crescer é através da colaboração. O Gil Vicente FC tem uma história rica, é respeitado pelo seu trabalho no futebol de formação e pela sua resiliência enquanto clube. Esta visita será uma excelente oportunidade para partilharmos ideias, desafiarmo-nos mutuamente e aprendermos juntos."
Esta aliança não contempla qualquer tipo de investimento ou participação financeira por parte de nenhuma das instituições.
Entretanto, na sexta-feira, as duas equipas realizarão um jogo-treino.