Galeno dá-se bem frente a adversários europeus e esta época já soma três golos em dois jogos, liderando também no número de remates efetuados. Atingiu ainda o 50.º golo na carreira
Corpo do artigo
A bitola europeia de Wanderson Galeno voltou a sobressair no jogo com o Midtjylland. Depois do golo apontado no Maracanã de Belgrado, frente ao Estrela Vermelha, o brasileiro bisou, na quinta-feira, frente aos dinamarqueses e assumiu a liderança dos melhores marcadores da fase de grupos da Liga Europa, com três disparos certeiros, tantos como Osimhen, do Nápoles, e Toko Ekambi, do Lyon.
Não é nova a apetência de Galeno pelos palcos europeus. Na primeira época em que vestiu a camisola arsenalista (2019/20), o extremo foi o jogador com mais assistências na Liga Europa (cinco) e na última temporada terminou em segundo na mesma avaliação (quatro ofertas para golo).
Na presente edição, o brasileiro está a revelar dotes na finalização, liderando também as estatísticas no número de remates efetuados (oito), juntamente com Aouar, do Lyon, e Cengiz Under, do Marselha.
A propensão do jogador arsenalista para brilhar em jogos internacionais pode ser explicada pelo maior espaço concedido pelos adversários, porque, como se viu anteontem, na Liga Europa normalmente as equipas apresentam estratégias ofensivas, independentemente do local em que atuam.
Com o bis aos dinamarqueses, Galeno atingiu o 50.º golo na carreira; além dos 17 remates certeiros efetuados com a camisola do Braga, o extremo marcou 18 pelo FC Porto B, um pela equipa principal dos dragões, nove ao serviço do Rio Ave e cinco pelo Trindade, do Brasil.
O rendimento ofensivo frente aos nórdicos levou também a UEFA a nomear Galeno para melhor jogador da segunda jornada da Liga Europa, prémio que acabou por não vencer, em detrimento de Masouras, do Olympiacos.
Por não ser muito habitual, causou surpresa o facto de o camisola 90 ter sido chamado para converter o segundo penálti perante o Midtjylland, mas tal se deveu apenas a uma questão do momento, visto que Ricardo Horta falhara o primeiro.