Jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa foram os últimos a ser disputados.
Corpo do artigo
Os jogos que foi possível realizar da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa foram os últimos que se disputaram na Europa, onde, há um mês, só a 'Bielorrússia resiste à pandemia de covid-19.
Num mês que seria de grande atividade futebolística, também com jogos de seleções, tudo o novo coronavírus adiou ou cancelou, dos diversos campeonatos nacionais às taças europeias, passando pelo Torneio do Catar, com a participação de Portugal.
A exceção na Europa é o campeonato da Bielorrússia, no qual se cumpre este fim de semana a quarta jornada, com o Zhodino a liderar.
Em termos nacionais, foram adiadas quatro jornadas da I Liga, da 25.ª à 28.ª, que se deveria ter realizado na sexta-feira e no sábado, e outras tantas da II Liga, prova na qual se cumpriu o último jogo, o Leixões-Farense (1-1), em 9 de março.
Para já, não há data do regresso, sendo que a Federação Portuguesa de Futebol já encerrou todas as competições não profissionais, incluindo o futebol feminino, que não terá vencedor na Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga.
Tendo em conta que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já fez saber da sua intenção de estender o Estado de Emergência até 1 de maio, também é certo o adiamento de mais quatro rondas (29.ª à 32.ª).
A 29.ª jornada deveria realizar-se de 17 a 19 de abril, a 30.ª de 21 a 23, a 31.ª de 25 a 27 e a 32.ª no primeiro fim de semana de maio, em 2 e 3.
Desta forma, já só falta ficarem oficialmente adiadas as duas últimas rondas, a 33.ª, de 8 a 10 de maio, e a 34.ª e derradeira, que seria no fim de semana seguinte e era a única que ainda não tinha horários definidos.
Se o Estado de Emergência for renovado após 1 de maio, e até 16, as últimas rondas também serão "engolidas" pela covid-19, sobrando, então, a Taça de Portugal, cuja final estava agendada para 24 de maio, no Estádio Nacional, em Oeiras, entre Benfica e FC Porto.
Quanto à seleção campeã europeia, deveria ter-se deslocado ao Catar, anfitrião do Mundial de 2022, para defrontar num torneio internacional a Bélgica (27 de março) e a Croácia (30).
Face ao adiamento, para 2021, do Europeu, também foram cancelados os particulares que Portugal deveria disputar com Eslovénia (31 de maio), Espanha (5 de junho) e Malta (9). A estreia seria em 16, com um conjunto proveniente dos play-offs, que teriam arrancado em 26 e 31 de março.
A paragem das competições também adiou dois encontros da seleção de sub-21, com Chipre (26 de março) e Países Baixos (31), sendo que, em 18, o Benfica devia ter defrontado o Dinamo Zagreb, na Croácia, os quartos de final da UEFA Youth League.
No que respeita às provas europeias, o novo coronavírus já só deixou disputar, em 12 de março, seis dos oito encontros da primeira dos oitavos de final, com Sevilha-Roma e Inter Milão-Getafe a serem desde logo adiados.
Entre os embates que se realizaram, quatro já decorreram à porta fechada, nomeadamente o Olympiacos-Wolverhampton (1-1), o Wolfsburgo-Shakhtar Donetsk (1-2), o Eintracht Frankfurt-Basileia (0-3) e o LASK-Manchester United (0-5). Os jogos Rangers-Bayer Leverkusen (1-3) e Basaksehir-Copenhaga (1-0) foram os únicos que se disputaram com público nas bancadas.
Nos dois dias anteriores, disputaram-se quatro jogos da segunda mão dos oitavos de final da Champions' dois deles com público, o Leipzig-Tottenham (3-0), em 10 de março, e o Liverpool-Atlético de Madrid (2-3 após prolongamento), no dia seguinte, com apuramentos de alemães e espanhóis.
Pelo contrário, foram já à porta fechada o Valência-Atalanta (3-4), em 10 de março, e o Paris Saint-Germain-Borussia Dortmund (2-0), no dia 11, com qualificações para italianos e gauleses.
Em 17 e 18 de março, deveriam ter-se disputado os restantes quatro jogo dos 'oitavos', nomeadamente o Manchester City-Real Madrid, o Juventus-Lyon, o Bayern Munique-Chelsea e o FC Barcelona-Nápoles.
A segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, que era a 19 de março, também não se realizou, bem como a primeira mão dos quartos das duas provas (7 a 9 de abril). A segunda (14 a 16) está também inviabilizada.
As meias-finais (28 a 30 de abril e 5 a 7 de maio) também não se disputarão nas datas previstas, bem como as finais, já adiadas, da Liga Europa (Gdansk, em 27 de maio) e da Liga dos Campeões (Istambul, em 30 de maio).