Portistas podem fechar ano sem derrotas caseiras na UEFA. É preciso recuar até 2014 para se descobrir ano civil idêntico. Jogo com Olympiacos será em 2025
Corpo do artigo
Continuar nos lugares de acesso à fase seguinte da Liga Europa é motivação suficiente para o FC Porto na abordagem ao jogo desta noite, com o Midtjylland, principalmente quando a matemática da competição não lhe é muito favorável. No entanto, o encontro inclui outro condimento que pode ajudar a apimentar o desempenho dos dragões: a hipótese de encerrarem o ano civil sem derrotas a jogar em casa nas competições europeias. Os azuis e brancos somam duas vitórias (Arsenal e Hoffenheim) e um empate (Manchester United) desde o começo de 2024 e, com o desafio frente ao Olympiacos agendado apenas para 2025 (dia 23 de janeiro), encontram-se perante a possibilidade de repetir uma proeza com dez anos. A última vez que esta invencibilidade se verificou foi já em 2014, quando somaram seis embates sem perder na Liga Europa e Liga dos Campeões de 1 de janeiro a 31 de dezembro, mesmo com a passagem de três treinadores pelo banco: Paulo Fonseca, Luís Castro e Julen Lopetegui.
Ainda que um empate sirva este propósito, só uma vitória possibilitará ao FC Porto manter acesa a chama ténue de avançar para a fase seguinte sem passar primeiro pelo play-off. Com cinco pontos em cinco jornadas, a equipa de Vítor Bruno ocupa um modesto 23.º lugar na classificação e precisaria de uma conjugação de resultados altamente favorável dos adversários que se encontram à frente para ainda poder atingir as oito primeiras posições.