Frederico Varandas: "Não vamos lutar contra tudo ou contra ninguém, vamos lutar apenas pelo Sporting"

Frederico Varandas
Mário Vasa
Declarações de Frederico Varandas nos prémios Stromp
Frederico Varandas anunciou, esta segunda-feira, na gala dos Prémios Stromp, que se vai recandidatar à presidência do Sporting, nas eleições de março de 2026.
Leia também Frederico Varandas anuncia recandidatura: "Nunca se sai a meio de uma missão"
Veja o discurso do presidente leonino.
"Este é o quarto prémio Stromp que recebo como dirigente, este é o que finalmente dá alguma tranquilidade em minha casa, pela primeira vez igualo os quatro que a minha mulher tem enquanto atleta. Terei outro respeito, terei outro orgulho em estar em casa com quatro de um lado e quatro do outro. Mas ao contrário dos prémios da minha mulher, que era de modalidade muito individual e solitária, muito dela, não é o meu caso. Este prémio é muito mérito das pessoas ao meu lado. A equipa que me rodeia são a razão de eu estar aqui. Por fim e por baixo destas pessoas que anunciei, pessoas anónimas e que vocês não conhecem, os colaboradores do universo Sporting, a quem exigimos muito. Um grande obrigado, porque eles não aparecem, mas estão na transformação do nosso clube, primeiro dentro de casa, uma casa onde não se chora, não se lamenta e não de desculpa, apenas queremos ser melhores todos os dias. Este prémio também é vosso.
E vamos ao futebol, que saborosa que foi esta dobradinha, depois de 21 anos. Também me lembro quando estávamos aqui há um ano, em que éramos campeões nacionais. Lá fora a maioria duvidava que o Sporting podia ser campeão nacional e eu disse aqui que aquele grupo ia-se matar para ser bicampeão, ia lutar para ser bicampeão, e ao contrário do que as pessoas pensaram, foram bicampeões. Hoje temos dois rivais fortes, é verdade, mas também é verdade que não há uma pessoa daquele grupo que não acredite que não vai lutar pelo campeonato. Não há um. Se há coisa que sinto enquanto presidente do Sporting e vivo perto deles, que orgulho que tenho no nosso treinador, sempre de cabeça levantada e pronto para a luta. Caiu um, vem outro. Não há, chama outro miúdo. Orgulho no treinador e na equipa liderada pelo nosso capitão. Se há coisa que este grupo faz melhor que ninguém é lutar. Eles vão dizer presente, o bicampeão está presente, vão lutar até ao fim, com tudo, até ao último segundo. Não vamos lutar contra tudo ou contra ninguém, vamos lutar apenas pelo sporting tricampeão.
Foi ano marcante não só na vertente desportiva. Houve investimento nunca antes feito nas infraestruturas do Sporting. Vamos dar início a segunda fase, terminamos o estádio e vamos para o Alvaláxia, obra de grandes dimensões, das maiores da história, vai exigir rigor e dedicação. Será obra transformadora e vai colocar o Sporting noutro patamar. Têm sido anos muito bons e este ano foi fantástico. O Sporting vive hoje uma das melhores fases da sua história. Que orgulho é ser Sporting. Que felicidade é viver o Sporting, um Sporting forte, corajoso e que não treme. Podemos chegar ao Natal a cinco pontos, que os sócios sabem que vamos estar na luta. É esta a diferença. Mas não é só nos títulos, falo num crescimento nunca antes visto na massa associativa do Sporting, de um clube a crescer enquanto estrutura, mais vital, com mais força e mais pujança. Muito já foi alcançado e conquistado, mas não chega. Queremos continuar a crescer e a vencer. Mas vencer, sempre e sempre com princípios, dignidade e com ética. E não apenas em palavras, é nos atos.
Consideramos estar a meio da nossa missão e da escola de onde eu venho nunca se sai a meio de uma missão. Quero anunciar que nos iremos recandidatar às eleições de março de 2026. Sei que os nossos rivais têm muitas saudades do Sporting que não incomodava muito desportivamente. Esse tempo acabou, esse tempo não volta. Viva o Sporting. Viva o Sporting, viva o bicampeão, via o Sporting bicampeão".

