Frederico Varandas: "Isto para o balneário do Sporting é gasolina para o tricampeonato"

Frederico Varandas
Nuno Brites
Frederico Varandas, presidente do Sporting, falou à comunicação social na noite desta quarta-feira, após a vitória por 1-4 no terreno do V. Guimarães, para a 15.ª jornada da I Liga
A arbitragem: "Mas, atenção, este Conselho de Arbitragem está a fazer coisas step by step [passo a passo]. Coisas de que ninguém fala. As notas passaram a ser públicas. É importante. Passou a haver uma carreira de árbitros de VAR e árbitros não VAR. Agora, há erros? Há. Podemos ter melhores árbitros? Todos queremos. Agora, este clima criado, e, voltando ao Porto, fazem um comunicado sabendo aquilo que eu eu vos contei; ou é profunda ignorância da estrutura do FC Porto, que eu não acredito, ou então é mentir só para criar ruído. Só há dois cenários, não há três. E têm tanta preocupação, tanta preocupação por escândalos, já passaram 50 dias do Braga-FC Porto, e vocês estão satisfeitos com o resultado da auditoria? O que é que se passou? O que é que se passou com o Fábio Veríssimo? Viram que o Fábio Veríssimo estava aqui, que foi quarto árbitro. O que é que se passou? Eu ouvi o presidente do FC Porto a dizer assim: 'vou fazer uma auditoria, uma auditoria interna'. 50 dias, meus amigos, e vocês? Perguntas? Não fazem perguntas? Não é a mim. Não fazem perguntas? Não há conferências de imprensa? Não perguntam? Não perguntam?"
Mas não é também por isso que a situação está irrespirável para toda a gente? "Não, está irrespirável sobretudo para os árbitros. Para os árbitros. E a verdade é que é criada... e aqui, mais uma vez, eu tenho que dizer que há falta de coragem de parte da comunicação social. Porque o Sporting perde títulos e o Sporting não se queixa de arbitragem. O Sporting fica em quarto lugar, não me queixo de arbitragem. E depois, quando vocês querem criticar alguém do FC Porto ou do Benfica, o que é que fazem? 'Os três grandes, é sempre esta narrativa...' Desculpam-se, desculpam-se. Não, o Sporting não se desculpa. O Sporting não se desculpa com arbitragens. Já perdi Taças da Liga, Taças de Portugal, fiquei em quarto lugar, e vejam o que é que o Sporting diz. Mais, chegamos ao ponto ridículo de este ano já dois árbitros terem sido nomeados e já há comunicados a criticar a escolha dos árbitros. Isto só há uma maneira. E vou dizer isto porque eu sou presidente de um clube. E não vai ser fácil passar isto em Assembleia Geral dos clubes. Já liguei ao presidente da Liga. O regulamento tem que ser alterado. E tem que ser assim: o presidente do Sporting fala sobre arbitragem, 100 mil euros. O presidente do FC Porto fala sobre arbitragem, 100 mil euros. O Benfica faz uma publicação no Twitter, 100 mil euros. Ou 200 mil. E é a única maneira de respirarmos. A única maneira. E vamos ver como é que é daqui para a frente. Por isso, isto, esta histeria coletiva, só quero deixar um aviso. Isto, para ali para dentro, para o balneário do Sporting, é gasolina. Gasolina. Gasolina super para o tricampeonato. Muito obrigado."

