Freamunde foi a Matosinhos derrotar o Leixões por 1-0 e aproveitou o empate flaviense frente ao Sporting B.
Corpo do artigo
O Freamunde igualou o Chaves no topo da II Liga portuguesa de futebol, ao vencer no reduto do Leixões por 1-0, em jogo da 30ª jornada. Um golo solitário apontado por Rocha ao minuto 38 bastou para os homens de Filipe Rocha deixarem o Estádio do Mar com três pontos que lhes permitem igualar os flavienses, que, à mesma hora, empataram a uma bola com o Sporting B, na liderança da prova, com 54 pontos.
Num jogo parco em ocasiões de golo, só Rocha, do Freamunde, conseguiu causar perigo junto da baliza do leixonense Chastre: aos sete minutos, o central cabeceou com muito perigo, na sequência de um livre, obrigando o guardião contrário a aplicar-se.
Os capões chegariam à vantagem ainda no primeiro tempo, num lance de bola parada, sem que, no entanto, tenham feito muito para merecerem estar na dianteira do marcador. Ainda assim, num canto, Rocha subiu mais alto do que a defensiva vermelha e branca e cabeceou de forma certeira para o fundo da baliza.
Na etapa complementar, o técnico da casa, Horácio Gonçalves, apostou tudo na reviravolta, ao fazer entrar Alemão e Hugo Monteiro para o ataque e ao retirar o central Zé Pedro e o lateral Gonçalo Graça, mas, face a um Freamunde confinado à missão de defender a vantagem magra, os bebés do mar sentiram dificuldades em criar perigo.
O melhor lance para os homens de Matosinhos foi um cruzamento de Mendes (72 minutos) em que a bola chegou a Alemão, já na pequena área, sem que o avançado leixonense conseguisse concretizar.
O Leixões somou assim a terceira derrota consecutiva na II Liga, mantendo-se no 18º posto, com 35 pontos.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Freamunde, 0-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Rocha, 38 minutos.
Equipas:
- Leixões: Chastre, Gonçalo Graça (Hugo Monteiro, 74), Pedro Pinto, Zé Pedro (Alemão, 60), João Pedro (João Viana, 55), Roberto Sousa, Cadinha, Orlando, Mendes, Leonço e Enoh.
(Suplentes: Ricardo Moura, João Viana, Pedras, Caio, Rui Cardoso, Hugo Monteiro e Alemão).
Treinador: Horácio Gonçalves.
- Freamunde: Marco, Tiago Mesquita, Rocha, Luís Pedro, Huguinho, Pedrinho (Rainho, 85), Barbosa, Robson, Djim (Dally, 73), Ansumane e Fausto (Leandro, 65).
(Suplentes: Jorge Baptista, Rainho, Jo, Amadeu, Leandro, Paulo Roberto e Dally.)
Treinador: Filipe Rocha.
Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Mendes (21), João Pedro (53), Gonçalo Graça (70) e Leandro (79).