Franco Israel vai custar 1,2 milhões de euros ao Sporting. Saiba mais sobre o guarda-redes
Transferência do uruguaio deve ser oficializada para a semana, depois de viagem do seu empresário a Lisboa. Segundo O JOGO apurou, a Juventus vai ficar com 40% do passe do jogador. Filippo Fusco, ex-diretor desportivo dos sub-23 da Vecchia Signora, elogia a "coragem e personalidade" do futebolista de 22 anos.
Corpo do artigo
O Sporting e a Juventus já terão chegado a um entendimento pleno para a transferência de Franco Israel, guarda-redes de 22 anos que representa o emblema italiano. Segundo O JOGO apurou, o acordo prevê que os leões paguem 1,2 milhões de euros aos bianconeri, reservando o emblema de Turim 40 por cento do passe do atleta.
A oficialização do negócio deverá acontecer na próxima semana, depois de Pablo Boselli, empresário do jogador uruguaio, viajar até Lisboa para acertar os detalhes do contrato, nomeadamente a duração do mesmo.
Com a chegada deste internacional sub-20 pela Celeste, Rúben Amorim fica com o plantel completo no que à posição de guarda-redes diz respeito. O espanhol Adán parte como titular, como nas duas épocas anteriores, e Franco Israel será a sua sombra, substituindo nesse papel João Virgínia cuja opção de compra não foi exercida. Há ainda André Paulo como terceira escolha.
"Um grande profissional"
Filippo Fusco, ex-diretor desportivo dos sub-23 da Juventus, equipa que Franco Israel representou nas duas últimas épocas jogando na Serie C (terceiro escalão), conhece bem o jogador garantido pelo Sporting e avaliza a sua contratação.
"Tem grande talento e é um grande profissional, muito trabalhador, procurando melhorar com treino específico para a sua posição. É muito empenhado", começa por dizer-nos garantindo: "Aos 22 anos tem ainda uma enorme margem de crescimento, é uma boa aposta do Sporting e para ele é positivo porque não tinha grande oportunidades na Juventus. Está a ganhar experiência e demonstrou grande confiança na última época a jogar na Serie C, um escalão que é muito competitivo".
Sobre as qualidades de Franco Israel, Fusco sublinha: "Tem bons reflexos, joga bem com os pés e é corajoso a sair da baliza no ar e pelo chão. E foi por esse motivo, essa coragem, que sofreu uma fratura no rosto [no osso zigomático direito] durante um treino [em janeiro de 2021], ficando afastado dos relvados um pouco mais de dois meses.
Em termos pessoais, elogia "uma excelente pessoa" e "um jogador que nunca deu problemas no balneário", lembrando o apoio familiar. "Nos primeiros tempos, Franco era um pouco tímido, também por não dominar o italiano, mas adaptou-se bem. Contou sempre com o apoio familiar, nomeadamente do seu pai que o acompanhou desde a primeira hora em Turim [foi contratado no verão de 2018]. Penso que continua a ter esse apoio que foi muito importante para ele."
Ganhou 8 kg de massa muscular
Embora só tenha assumido funções na Juventus uns meses depois da chegada de Franco Israel ao clube, Filippo Fusco recorda-se bem como era o jogador e como está agora em termos atléticos.
"É um guarda-redes de boa envergadura, com 1,90 m de altura. Mas quando chegou era um pouco franzino e hoje é um guarda-redes fisicamente forte. Com trabalho de ginásio e alimentação ganhou cerca de oito quilos de massa muscular. Isso também contribui para que tenha uma boa presença na baliza", explicou.