A ausência de Adán, por castigo, na quarta-feira, numa partida de alto risco, abre espaço para o keeper uruguaio mostrar serviço de leão ao peito. O guardião fará, contra o Marselha, a sua estreia como titular e, quem o conhece bem, garante que não irá tremer.
Corpo do artigo
Na última terça-feira, Adán foi expulso contra o Marselha aos 23 minutos e Franco Israel estreou-se oficialmente, sofrendo dois dos quatro golos da derrota leonina. Agora, o guarda-redes uruguaio fará a sua estreia mas a titular. A partida, já se sabe, é de alto risco pois pode abrir caminho à qualificação do Sporting ou meter o emblema francês nas contas do apuramento.
"Psicologicamente, Franco Israel é uma fortaleza, essa é uma das suas armas"
Presença assídua nas seleções jovens, Patón (pezudo), como ficou conhecido por calçar o número 47, destaca-se pelas suas qualidades técnicas, mas também psicológicas. "É corajoso", começa por dizer a O JOGO Gustavo Ferreyra, ex-selecionador dos sub-20 do Uruguai e um conhecedor profundo das características de Franco Israel. "Ninguém pode dar garantias. Mas é certo que tem um enorme potencial e condições para defender a baliza do Sporting", sublinhou, garantindo que o lado psicológico é o que menos o preocupa.
Início: estreou-se como profissional aos 20 anos frente ao Pro Sesto da Serie C
"Psicologicamente é uma fortaleza, essa é uma das suas armas. É muito inteligente e persistente, com grande capacidade para se sobrepor a situações de stress", reagiu o antigo selecionador.
Franco Israel não fez qualquer jogo pela equipa principal da Juventus, mas foi chamado cinco vezes por Andrea Pirlo, então treinador da Vecchia Signora. Fillippo Fusco foi diretor das equipas secundárias do clube e recebeu Franco Israel no clube. O ex-dirigente não tem dúvidas de que o guardião estará à altura das exigências na quarta-feira, em Alvalade.
"Já não é um garoto, tem a experiência das seleções. Está preparado"
"Já não é um garoto. Embora não seja a mesma coisa, tem a experiência das seleções do Uruguai. Já jogou várias competições importantes e está no clube há cerca de quatro meses. Portanto, parece-me que não terá quaisquer problemas para assumir a baliza. Está preparado. Era o que ele queria e foi para isso que assinou pelo Sporting", comentou Fusco a O JOGO, elogiando a coragem do guardião uruguaio. "Lembro-me que num jogo sofreu uma lesão no rosto e quando toda a gente pensava que iria abandonar, manteve-se em campo e continuou a jogar. Foi um sinal muito claro da sua coragem. Aliás, psicologicamente é muito forte. A esse nível, não tenho dúvidas de que está preparado para enfrentar o Marselha. É uma grande oportunidade que ele tem. Podem confiar".
15238452
DADOS
Partidas na Juventus
Não fez qualquer jogo pela equipa principal da Juventus, limitando-se a ficar no banco em cinco ocasiões. Andrea Pirlo era o treinador
Saída para Turim
Foi contratado em 2018 pela Vecchia Signora ao Nacional de Montevideu, a troco de 1,8 milhões de euros
Contrato com os leões
Assinou até 2027 e tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Os leões pagaram 1 milhão por 50 por cento do passe
Uruguai à frente
Chegou a ser assediado pela Itália, através de uma chamada à seleção olímpica, mas fechou a porta dizendo que era uruguaio.
15238475